Na França, Hollande supera Sarkozy no primeiro turno

Segundo pesquisa, o candidato do Partido Socialista ir agora disputar o segundo turno com o atual chefe de Estado, Nicolas Sarkozy

Na França, Hollande supera Sarkozy no primeiro turno
Na França, Hollande supera Sarkozy no primeiro turno (Foto: Eric Feferberg/Reuters)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

João Novaes _Opera Mundi - A TV belga RBTF divulgou neste domingo 22 uma pesquisa de boca de urna colocando o candidato do Partido Socialista, François Hollande, como o vencedor do primeiro turno da eleição presidencial francesa. Ele somaria 27% dos votos, contra 25% de Nicolas Sarkozy, atual chefe de Estado. Esta é a primeira vez na história da 5ª República em que um candidato à reeleição não obtém o primeiro lugar.

O site do jornal Le Soir, por sua vez, cita uma pesquisa do instituto Opinionway, segundo a qual Hollande receberá entre 27% e 30% dos votos, contra 25% e 27% do candidato da UMP (União por um Movimento popular), de direita.

Em cumprimento à lei eleitoral, os meios de comunicação franceses não podem divulgar o resultado de qualquer pesquisa até o fechamento das últimas sessões eleitorais (20h, horário de Paris ou 15h no horário de Brasília). Tradicionalmente, a imprensa belga e suíça divulgam os resultados da boca de urna. Em seu levantamento, a RBTF cita fontes não-declaradas de institutos de pesquisa franceses.

A candidata de extrema-direita, Marine Le Pen, deverá ser a terceira colocada. Na RBTF, ela soma entre 16%, contra 14% de Jean-Luc Mélenchon, da Frente de Esquerda e 10% de François Bayrou, do centrista Movimento Democrático. Esta pode ser a primeira vez em que cinco candidatos ficam acima da margem de 10% dos votos.

Até as 17h locais, a taxa de participação registrada foi de 70,59% três pontos percentuais a menos do que a registrada no mesmo período na última eleição presidencial, em 2007. Ela ainda deve aumentar até o final do horário de votação. A taxa de abstenção final deverá ficar superior à de 2007 (16%) e inferior à de 2002 (28%).

Os primeiros resultados da votação, ocorridos no sábado em territórios ultramarinos com horários posteriores aos da França Metropolitana já começaram a ser divulgados pela imprensa belga.

No arquipélago de Guadalupe, Hollande venceu Sarkozy por distantes 57% a 23,4%. Em 2007, a UMP venceu o PS, representado pela ex-esposa de Hollande, Ségolène Royal, por 42,6% a 38%). Ainda no continente americano, em Saint Piere e Miquelon, Hollande venceu por 33,7% contra 18,7%. Em 2007, Ségolène venceu por 26,6% contra 24,5%.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email