HOME > Mundo

Não há ameaças à segurança em usina de Zaporizhzhia, afirma embaixador russo na ONU

O embaixador Vasily Nebenzya disse que os níveis de radiação estão normais e que o exército russo está protegendo a maior usina nuclear da Europa

Embaixador da Rússia na ONU, Vasily Nebenzya, e usina de Zaporiszhzhia (Foto: Divulgação)

247 com Reuters - O embaixador da Rússia na ONU, Vasily Nebenzya, afirmou nesta sexta-feira (4) que usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa, na Ucrânia, está funcionando normalmente. 

O embaixador disse que a usina, ocupada pelo exército russo nessa quinta-feira (3) está sendo "protegida", que os níveis de radiação estão normais e não há ameaças à segurança. Apenas um de seus seis reatores estava funcionando, com cerca de 60% da capacidade.

O Ministério da Defesa da Rússia também disse que a planta estava funcionando normalmente. Ele atribuiu o incêndio a um "ataque monstruoso" de sabotadores ucranianos e disse que suas forças estavam no controle.

Um funcionário da Energoatom, operadora da usina nuclear estatal ucraniana, disse à Reuters que não havia mais combates e que os níveis de radiação eram normais, mas disse que sua organização não tinha mais contato com os gerentes da usina ou controle sobre seu material nuclear.

A Embaixada dos EUA na Ucrânia chamou o ataque russo à usina nuclear de Zaporizhzhia um "crime de guerra". O porta-voz do Pentágono, John Kirby, disse que isso mostra o quão imprudente foi a invasão russa.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: