Nave espacial desgovernada pode cair na Terra em janeiro
A sonda russa Phobos-Grunt est solta em rbita desde novembro. Entre 20 e 30 pedaos devero sobreviver entrada na atmosfera, num total de 200 quilos
247 com agências – Na próxima semana, uma nave espacial desgovernada deve cair na Terra, segundo a Agência Espacial Europeia (ESA). A sonda russa Phobos-Grunt está solta em órbita desde que uma falha após o lançamento no início de novembro impediu que chegasse a uma das luas de Marte.
A Phobos-Grunt está orbitando a Terra tão rápido que completa uma volta a cada 90 minutos. Segundo a Roscosmos, a agência espacial da Rússia, entre 20 e 30 pedaços da Phobos-Grunt deverão sobreviver à re-entrada na atmosfera, num total de 200 quilos das mais de 13 toneladas de massa da sonda. Entre as peças com maior possibilidade de atingir a superfície do planeta está a cápsula de retorno que deveria trazer amostras da superfície da lua marciana Phobos e foi desenhada para resistir a uma queda.
Estações de rastreamento estão monitorando a queda, que de acordo com Heiner Klinkrad, chefe do escritório para lixo espacial da ESA, deve ocorrer em 14 de janeiro. O local ainda não pode ser indicado.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: