CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Negligência de capitão explica naufrágio na Itália

Ministro da Defesa italiano afirma que o acidente ocorrido com supernavio, que deixou cinco mortos, foi um "enorme erro humano"; capito Francesco Schettino acusado de homicdio e de no prestar auxlio aos passageiros; brasileiros, que estavam em 53 no cruzeiro, comeam a chegar ao Pas

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247, com agências - O ministro da Defesa da Itália, Giampaolo Di Paola, declarou hoje que o naufrágio ocorrido na noite de sexta-feira no litoral da Toscana, na Itália, foi "um enorme erro humano que teve consequências dramáticas, infelizmente". O capitão do Costa Concórdia, que levava 4.200 pessoas a bordo e deixou cinco mortos após naufragar, foi detido e interrogado no sábado pela polícia do país, sob a acusação de homicídio e de não prestar auxílio aos passageiros.

Em uma entrevista transmitida pela TV italiana, Francesco Schettino, de 52 anos, foi questionado se seguiu a regra máxima de que "o capitão é o último a deixar o barco". "Fomos os últimos a deixar o navio", ele respondeu às autoridades policiais. O capitão disse ainda que, de acordo com as informações de que dispõe, as rochas que provocaram a ruptura do casco do navio e seu afundamento não teriam sido detectadas pelo sistema de navegação automática da embarcação. Segundo ele, as cartas náuticas não indicariam a presença de rochas no local. "Não deveríamos ter tido esse impacto."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O presidente da Costa Crociere, empresa operadora do navio, Gianni Onorato, disse que o capitão teria feito uma manobra com a intenção de proteger os passageiros e os tripulantes, mas que ela não foi bem sucedida por causa da rápida inclinação do navio após o impacto.

RESGATES - Equipes de resgate do cruzeiro de luxo encontraram mais dois corpos neste domingo, além de mais três sobreviventes. O naufrágio deixou também cerca de 40 feridos e o número de desaparecidos divulgado neste domingo era de 15 pessoas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na madrugada de domingo, Hye Jim Jeong e Kideok Han, ambos de 29 anos, haviam sido resgatados de dentro de um camarote no oitavo andar, depois que os bombeiros ouviram gritos de socorro. Em lua-de-mel, o casal havia embarcado na cidade de Civitavecchia, poucas horas antes. Levados para um hospital da localidade de Orbetello, já foram liberados e estão a caminho de Roma.

O terceiro sobrevivente foi resgatado do interior do navio na manhã do domingo. Comissário-chefe de bordo, Marrico Giampetroni foi retirado do local de helicóptero. Os socorristas tiveram que atravessar regiões alagadas dentro da embarcação, que está parcialmente submersa no Mar Mediterrâneo. A imprensa local informou que ele teria uma perna quebrada. Autoridades afirmaram que ele está em boas condições de saúde.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Brasileiros que estavam no navio retornam ao País

Grupos de brasileiros que sobreviveram ao naufrágio na Itália retornaram neste domingo ao Brasil. Segundo o cônsul geral-adjunto em Milão, Antônio Luz, 26 brasileiros que perderam os documentos procuraram o consulado brasileiro em Milão no sábado. Desse total, 24 receberam a Autorização de Retorno ao Brasil (ARB).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Dois brasileiros preferiram esperar até segunda-feira, no horário de expediente, para que sejam emitidos passaportes e eles possam continuar a viagem pela Europa.

De acordo com Luz, neste domingo, mais dois brasileiros receberam a ARB. Segundo o cônsul, entre os brasileiros que voltam ao Brasil, 17 são membros de uma mesma família de Fortaleza. Eles foram para Lisboa, de onde embarcam para o Brasil.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O navio levava 4.200 pessoas, entre turistas e tripulantes. A maioria dos turistas era italianos, alemães e franceses. Também havia 53 brasileiros a bordo, sendo 47 passageiros e seis tripulantes. Segundo o Itamaraty, todos os brasileiros sobreviveram.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO