Netanyahu diz que Israel negociará libertação de reféns em Gaza
Afirmação foi feita durante uma reunião com as famílias dos reféns israelenses
TASS - Israel está negociando a libertação de reféns detidos pelo movimento palestino Hamas na Faixa de Gaza, disse nesta sexta-feira o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu aos familiares dos reféns.
De acordo com o The Jerusalem Post, Netanyahu confirmou que Israel está trabalhando para libertar todos os reféns, acrescentando que o Catar e o Egito fizeram duas propostas distintas para levar a questão adiante. “Estamos mantendo contatos neste preciso momento”, disse o primeiro-ministro. "Não posso detalhar o estado [das negociações]. Estamos trabalhando para devolver todos eles. Este é o nosso objetivo", disse ele às famílias dos reféns.
A reunião com as famílias dos reféns ocorreu antes de uma reunião do gabinete de guerra para discutir propostas do Catar e do Egito para mediar o conflito Israel-Hamas.
Em 24 de dezembro, a Asharq News TV informou, citando fontes, que o Egito havia oferecido a Israel e ao Hamas um plano de três fases para resolver o conflito sobre Gaza, que inclui a introdução de um cessar-fogo humanitário no enclave palestino por um período de duas semanas, com a possibilidade de prorrogação, a troca de reféns e prisioneiros, a cessação das hostilidades por parte de Israel, a retirada dos tanques e o fornecimento de fornecimentos adicionais de ajuda humanitária a Gaza. A segunda fase inclui o lançamento de um diálogo nacional palestino para e formar um governo técnico. A terceira fase inclui um cessar-fogo abrangente em Gaza, a retirada das tropas israelenses do enclave e a libertação dos militares israelenses detidos pelas forças da resistência palestina.
