Netanyahu quer estabelecer em lei Israel como Estado judeu

"Vou promover uma Lei Básica que vai definir Israel como o Estado-nação do povo judeu", disse Netanyahu em discurso em Tel Aviv, em referência à rejeição palestina de sua exigência de reconhecer Israel como tal nas negociações apoiadas pelos Estados Unidos

Netanyahu quer estabelecer em lei Israel como Estado judeu
Netanyahu quer estabelecer em lei Israel como Estado judeu (Foto: POOL)


Clique aqui para receber notícias do Brasil 247 e da TV 247 no WhatsApp

JERUSALÉM, 1 Mai (Reuters) - O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse nesta quinta-feira que vai pedir uma nova lei declarando Israel um Estado judeu, em resposta à recusa palestina em reconhecer tal condição nas recentes e fracassadas negociações de paz.

"Vou promover uma Lei Básica que vai definir Israel como o Estado-nação do povo judeu", disse Netanyahu em discurso em Tel Aviv, em referência à rejeição palestina de sua exigência de reconhecer Israel como tal nas negociações apoiadas pelos Estados Unidos.

Os palestinos temem que este rótulo leve à discriminação contra a considerável minoria árabe de Israel, que representa um quinto da população, e negue qualquer direito de retorno dos refugiados palestinos das guerras desde 1948 para o que hoje é Israel.

A consagração em legislação do conceito de Israel como um Estado judeu --definição que foi incluída em sua Declaração de Independência de 1948-- pode complicar qualquer esforço para a retomada das negociações que tropeçaram nesta e em outras questões.

continua após o anúncio

Netanyahu, falando no salão onde a Declaração de Independência foi assinada em 1948, disse que aqueles que buscam a criação de um Estado palestino, enquanto se recusam a reconhecer Israel como uma nação judaica, estão desafiando seu direito de existir.

(Por Jeffrey Heller)

continua após o anúncio
continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247