Nicolas Sarkozy anuncia sua candidatura esta noite

O presidente da Frana far o comunicado no jornal da TF1, a quase dois meses da eleio. Com o slogan "o candidato do povo", ele quer se distanciar das amarras da direita e da esquerda para reconquistar a confiana dos franceses

Nicolas Sarkozy anuncia sua candidatura esta noite
Nicolas Sarkozy anuncia sua candidatura esta noite (Foto: Thibault Camus/REUTERS)

Roberta Namour – correspondente do 247 em Paris – Às 20 horas de hoje (17h no horário de Brasília), Nicolas Sarkozy deixará de ser apenas o presidente da República Francesa. Ele fará o anúncio oficial de sua entrada na corrida à eleição de abril ao vivo, no jornal do canal TF1. Para uns, o lançamento da campanha é tardio demais. Para outros, não se podia esperar momento mais apropriado estando o país mergulhado na crise da dívida.

O fato é que o presidente terá de agir rápido e com eficácia para conquistar o voto dos franceses para governar por mais cinco anos. Na útima pesquisa divulgada pela Harris Interactive no início da semana, o socialista François Hollande aparece com 28% das intenções de voto no primeiro turno, Nicolas Sarkozy com 24%, enquanto a candidata de extrema-direita Marine Le Pen fica com 20% e o centrista François Bayrou com 13%. No segundo turno, François Hollande aparece bem a frente de Nicolas Sarkozy com 57% dos votos, contra 43%.

Nesta manhã, o Elysée confirmou a criação de uma conta no Twitter em nome de Sarkozy. E a partir de amanhã, começa sua peregrinação pelo país com o slogan «o candidato do povo », primeiro em um discurso à Annecy e no domingo, em Marseille.

Por ora, Nicolas Sarkozy revela apenas a linha de sua estratégia : "a esquerda e a direita não estão mais em discussão. É preciso restaurar a confiança dos franceses num momento em que não acreditam mais na política."

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247