HOME > Mundo

Nova variante do coronavírus se espalha na Europa

O vírus causador da Covid-19 sofreu mutações e uma nova variante está em intensa circulação na Europa, provocando um novo surto da doença

Nova variante do coronavírus se espalha na Europa (Foto: Telesul)

247 - Cientistas europeus descobriram uma nova variante do coronavírus, que vem se espalhando rapidamente pela Europa desde junho e já é responsável pela maioria dos casos observados na segunda onda de infecções em alguns países do continente.

O estudo foi feito por pesquisadores das Universidades de Basel (Suíça) e de Valência (Espanha) e divulgado na quarta-feira (28). 

Esta nova variante representava em julho 40% de todos os casos na Espanha. Hoje, ela já é responsável por 80% das infecções naquele país. 

Nos outros países europeus, a nova variante, batizada de 20A.EU1, representava, em setembro, de 40% a 70% de todas as infecções registradas na Suíça, Irlanda e Reino Unido. Ela também era prevalente na Noruega, Holanda, França e Letônia. A nova sequência do vírus já foi identificada em 12 nações europeias, além de Hong Kong e Nova Zelândia, informa O Estado de S.Paulo.

“Não está claro se esta variante está se espalhando por causa de uma vantagem de transmissão do vírus ou se a alta incidência na Espanha seguida de disseminação por meio de turistas é suficiente para explicar o rápido aumento em vários países”, destacam os pesquisadores em artigo.

Os cientistas alertam que, embora não haja ainda detalhes sobre maior risco associado à variante, é preciso avaliar se medidas de controle e contenção do patógeno em fronteiras estão sendo suficientes para barrar uma nova disseminação da Covid-19. Eles acreditam que a propagação do vírus está associada ao afrouxamento das medidas de distanciamento social e de controle de entrada de visitantes.