Novo presidente do Paraguai toma posse prometendo reduzir pobreza

O ex-senador Mario Abdo Benítez, conservador, tomou posse como novo presidente do Paraguai nesta quarta-feira prometendo reduzir a pobreza e combater a corrupção depois de vencer as eleições nacionais em abril, mas não se esperam grandes mudanças na política econômica

Novo presidente do Paraguai toma posse prometendo reduzir pobreza
Novo presidente do Paraguai toma posse prometendo reduzir pobreza

247, com Reuters - O ex-senador Mario Abdo Benítez, conservador, tomou posse como novo presidente do Paraguai nesta quarta-feira prometendo reduzir a pobreza e combater a corrupção depois de vencer as eleições nacionais em abril, mas não se esperam grandes mudanças na política econômica.

Abdo, político conservador de 46 anos do Partido Colorado, substitui o empresário e correligionário Horacio Cartes, também conservador, ex-executivo dos setores de refrigerantes e tabaco. Cartes, que não podia concorrer à reeleição, tentou renunciar em julho para se tornar senador, mas o Congresso rejeitou sua renúncia, obrigando-o a completar o mandato.

"O Paraguai continuará a crescer, mas precisamos de um crescimento econômico mais inclusivo, tirar nosso povo da pobreza extrema, reduzir o desemprego", disse Abdo. Mais de um quarto dos paraguaios vivem na pobreza, de acordo com estatísticas do Banco Mundial. Abdo fez campanha prometendo manter as políticas pró-mercado de Cartes. No discurso de posse, enfatizou que o país adotará políticas tributárias mais agressivas para reforçar o caixa do governo.

O país sul-americano sem saída para o mar é um dos maiores exportadores mundiais de soja.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247