O mundo precisa de lideranças, afirma Lula

O ex-presidente Lula, em entrevista exclusiva à TV 247, falou aos jornalistas Mauro Lopes, Paulo Moreira Leite e Pepe Escobar que acredita que o mundo precisa de lideranças e contou como são as negociações no exterior. “A Europa é muito importante mas tem as decisões políticas terceirizadas”, disse. Assista

 
  (Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247)

247 - “O mundo está precisando de lideranças", disse o ex-presidente Lula em conversa com os jornalistas Mauro Lopes, Paulo Moreira Leite e Pepe Escobar, pela TV 247. Lula também relatou, com base em suas experiências, o funcionamento das negociações no exterior.

Segundo o ex-presidente, em diálogos internacionais as decisões políticas são “terceirizadas”. “O mundo está precisando de lideranças, a Europa é muito importante mas tem as decisões políticas terceirizadas. São tantas comissões que falam que você dificilmente consegue falar com um dirigente. Quando a gente ia negociar era eu que ia com o Celso Amorim, quando ia negociar com os Estados Unidos era uma tal de Souza que negociava na Organização Mundial do Comércio. Você nunca tem um cara que manda”.

Lula comparou as mesas de negociação de relações diplomáticas com debates entre sindicalistas e empresários. “É que nem empresário aqui, dos sindicalistas, representantes dos trabalhadores, vai sempre o principal para a mesa de negociação, os empresários mandam um preposto para dizer ‘não’. Eu me ressentia desse poder político que é eleito na época das eleições e que depois é diluído em 500 comissões”.

Inscreva-se na TV 247 e assista à entrevista na íntegra:

Ao vivo na TV 247 Youtube 247