CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

O rei que mata elefantes

Os espanhóis podem ser os próximos gregos, como todos sabemos. Estão quebrados. Enquanto isso, o Rei João Carlos vai matar elefantes na África

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

(este artigo foi publicado originalmente no blog Diário do Centro do Mundo)

Os espanhóis podem ser os próximos gregos, como todos sabemos. Estão quebrados. O governo pede sacrifícios ao povo para atender às exigências da Troika – o triunvirato que na prática manda na Europa nestes dias. A saber: o Banco Central Europeu, a União Europeia – estes dois dominados pela Alemanha, a exceção pujante numa Europa economicamente de joelhos – e o Fundo Monetário Internacional. Os espanhóis entendem que já se sacrificaram – um em cada dois jovens está desempregado. E surge a versão espanhola dos 99% do movimento Ocupe Wall Street, os Indignados.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Enquanto isso, no Planeta Milhão …

Bem, o Rei João Carlos vai matar elefantes na África. Secretamente. A informação vazou apenas porque, numa espécie de justiça poética, o rei levou um tombo e quebrou a bacia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O que leva a Espanha a manter um rei? Mais ainda: um rei que caça elefantes numa crise torrencial? Num pequeno livro clássico do século 17, Tratado da Servidão Voluntária, o escritor francês Etienne de La Boétie disse que a sociedade é culpada pelos absurdos de seus governantes por aturá-los. Se João Carlos é rei, é porque os espanhóis deixam, numa servidão voluntária.

Há momentos, na história, em que o Planeta Milhão se descola grotescamente da vida dos demais. Na Inglaterra do século 17 e na França do século 18, isso terminou com reis sem cabeça, Carlos I e Luís 16, respectivamente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mais uma vez, o Planeta Milhão está tão longe quanto poderia estar do mundo real. A caçada extemporânea do rei João Carlos é apenas um símbolo disso. Há muitos outros. Basicamente, o que se vê é uma luta insana — e potencialmente suicida — pela manutenção de privilégios.

Alguns poucos visionários do Planeta Milhão sabem os riscos que a iniquidade exacerbada traz. E gritam, numa tentativa menos filantrópica e mais destinada à autopreservação. O magnata americano Warren Buffett, por exemplo, disse que não é justo que sua secretária pague proporcionalmente menos imposto que ele.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Clap, clap, clap. Aplausos. De pé.

O Planeta Milhão, por suas conexões com o poder, inventa maneiras de não pagar impostos que estão longe do alcance das pessoas que não podem recorrer a paraísos fiscais e coisas do gênero.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O rei João Carlos não está, naturalmente, entre os visionários. Ele gasta dinheiro dando tiro em elefante quando seus concidadãos são instados a se sacrificar ainda mais.

Raras vezes um tombo foi tão merecido. Por tudo o que foi dito acima, é do rei espanhol o prêmio outorgado a cada sete dias pelo Diário –- a Pataquada da Semana.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO