HOME > Mundo

Obama anuncia novas sanções contra Rússia

Presidente dos EUA disse que as novas sanções vão restringir as exportações militares de alta tecnologia da Rússia, e alertou que uma próxima fase pode representar sanções "setoriais" mais amplas contra a economia russa, atingindo setores como o bancário e o de defesa, se Moscou continuar com a "agressão" contra a Ucrânia

U.S. President Barack Obama makes a point during a joint news conference with South Korean President Park Geun-hye at the Blue House in Seoul April 25, 2014. REUTERS/Larry Downing (SOUTH KOREA - Tags: POLITICS) (Foto: Roberta Namour)

MANILA, 28 Abr (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou que os Estados Unidos vão impor novas sanções contra a Rússia nesta segunda-feira, atingindo cidadãos e empresas, devido à crise na Ucrânia, uma medida que deve ser seguida pela União Europeia.

Obama disse que as novas sanções vão restringir as exportações militares de alta tecnologia da Rússia, e alertou que uma próxima fase pode representar sanções "setoriais" mais amplas contra a economia russa, atingindo setores como o bancário e o de defesa, se Moscou continuar com a "agressão" contra a Ucrânia.

"Ainda hoje, será feito um anúncio e posso dizer-lhes que vai ampliar as sanções já existentes", disse Obama em entrevista coletiva em Manila durante visita às Filipinas. "Estas sanções representam o próximo estágio de um esforço calibrado para mudar o comportamento da Rússia."

As sanções têm como objetivo punir Moscou por não cumprir o acordo para reduzir a tensão na Ucrânia, onde separatistas pró-Rússia tomaram diversos prédios do governo ucraniano.

(Por Matt Spetalnick e Mark Felsenthal)