TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Obama: Netanyahu faz Israel perder credibilidade

      Segundo o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, as condições que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, impõe à diplomacia para que se possa alcançar um Estado palestino significam que Israel perdeu sua credibilidade internacional como potencial pacificador: "Assim, o perigo é que Israel como um todo perca credibilidade. Ainda, a comunidade internacional não acredita que Israel seja sério sobre uma solução de dois Estados"

      epa02743832 US President Barack Obama (R) and Prime Minister of Israel Benjamin Netanyahu (L) meet in the Oval Office of the White House in Washington DC, USA, 20 May 2011. President Obama and Prime Minister Netanyahu meet one day after Obama made a major (Foto: Roberta Namour)
      Roberta Namour avatar
      Conteúdo postado por:

      Por Dan Williams

      JERUSALÉM (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que as condições que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, impõe à diplomacia para que se possa alcançar um Estado palestino significam que Israel perdeu sua credibilidade internacional como potencial pacificador.

      Obama também sugeriu que a contínua defesa diplomática que os EUA fazem para Israel na Organização das Nações Unidas sobre a disputa palestina poderá ser revisada, mas reafirmou o apoio dos norte-americanos à segurança israelense num conflito que mantém o Oriente Médio dividido.

      Em entrevista ao Canal 2 de Israel transmitida nesta terça-feira, ele ofereceu uma perspectiva sombria para décadas de negociações sobre um Estado palestino, sem esperar qualquer resultado nos 18 meses que ainda tem no cargo.

      "Eu não vejo a probabilidade de um esboço de acordo", disse Obama em entrevista no Uvda, um programa de assuntos atuais produzido pelo Canal 2 e a emissora Keshet. "A questão é como vamos construir alguns blocos de confiança e de progresso."

      Obama reconheceu as divisões geográficas e ideológicas entre os palestinos que têm atormentado os esforços de paz, mas se concentrou nas políticas de Netanyahu durante a entrevista gravada na Casa Branca na sexta-feira.

      Obama disse que a posição de Netanyahu "tem tantas advertências, tantas condições, que não é realista pensar que essas condições seriam atendidas em algum momento no futuro próximo".

      "Assim, o perigo é que Israel como um todo perca credibilidade. Ainda, a comunidade internacional não acredita que Israel seja sério sobre uma solução de dois Estados."

      A última rodada de negociações patrocinadas pelos EUA foi suspensa há mais de um ano. Os palestinos culparam a construção de assentamentos israelenses na Cisjordânia ocupada e em Jerusalém Oriental, territórios que querem para fundar um Estado independente.

      Obama afirmou que agora é a hora de fazer uma reavaliação da "forma como abordamos a defesa de Israel na cena internacional em torno da questão palestina".

       

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: