Obama vira alvo de racismo no Twitter
Estreante no Twitter, o presidente Barack Obama se tornou alvo de posts e respostas racistas e de ódio; ele chegou até a ser chamado de macaco; um dos posts mostrava uma imagem do presidente com o laço de uma forca no pescoço; os posts refletem a hostilidade racial ao primeiro presidente negro do país, que há muito vem sendo expressa em termos grosseiros na internet, onde teorias da conspiração prosperam e preconceitos são expressos com facilidade; poucos minutos depois do primeiro e entusiástico tuíte de Obama —Oi, Twitter! Aqui é o Barack! Mesmo!—, usuários do Twitter responderam, ocasionalmente com palavrões, exortações para que o presidente se matasse e mais
247 - Estreante no Twitter, o presidente Barack Obama se tornou alvo de posts e respostas racistas e de ódio. Ele chegou até a ser chamado de macaco. Um dos posts mostrava uma imagem do presidente com o laço de uma forca no pescoço.
Os posts refletem a hostilidade racial ao primeiro presidente negro do país, que há muito vem sendo expressa em termos grosseiros na internet, onde teorias da conspiração prosperam e preconceitos são expressos com facilidade.
Mas os posts racistas do Twitter são diferentes porque, agora que Obama tem uma conta, eles são dirigidos diretamente a ele, para que todos vejam.
Poucos minutos depois do primeiro e entusiástico tuíte de Obama —Oi, Twitter! Aqui é o Barack! Mesmo!—, usuários do Twitter responderam, ocasionalmente com palavrões, exortações para que o presidente se matasse e mais.
Uma pessoa postou uma imagem adulterada de um famoso cartaz de campanha de Obama, na qual ele aparecia com uma corda no pescoço, os olhos fechados e o pescoço aparentemente quebrado, como se tivesse sido linchado.
Em lugar da palavra "esperança" [hope]", a imagem adulterada trazia a palavra "corda" [rope].
A mensagem que acompanhava o post dizia #prendamobama, #traição, precisamos de CORDA PARA MUDAR".
Funcionários da Casa Branca e um porta-voz do Twitter disseram que não eram capazes de determinar a porcentagem de posts racistas sobre Obama. Mas eles pareciam ser minoria em uma demonstração de amor das mídias sociais pelo presidente, que estava atraindo seguidores em ritmo recorde —mais de 2,3 milhões nesta sexta—, com centenas de mensagens elogiosas agradecendo-o por estar no Twitter e elogiando-o por toda espécie de coisa, de sua aparência às suas políticas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: