OEA “apoia totalmente” decisão sobre posse de Chávez

Em resposta ao apelo da oposição, que foi contra o adiamento da cerimônia de posse de Hugo Chávez, Organização dos Estados Americanos declara que todas as instâncias internas foram esgotadas e que assunto está "resolvido"; povo saiu às ruas de Caracas nesta quinta, em apoio ao presidente reeleito

OEA “apoia totalmente” decisão sobre posse de Chávez
OEA “apoia totalmente” decisão sobre posse de Chávez (Foto: STRINGER/VENEZUELA)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 – O apelo da oposição venezuelana não foi atendido na Organização dos Estados Americanos (OEA). A entidade declarou nesta sexta-feira, ao jornal El Universal, que "apoia totalmente" o que decidiu a corte suprema da Venezuela. Na quarta-feira, a presidente do Tribunal Supremo de Justiça do país, Luisa Estella Morales, concluiu que seria constitucional o adiamento da posse de Hugo Chávez nesta quinta-feira 10, como de fato aconteceu, diante do estado de saúde do presidente reeleito, que está internado em Cuba.

Para a OEA, todas as instâncias internas foram esgotadas e o assunto, portanto, está resolvido. "O Executivo propôs, o Legislativo considerou e o Judiciário resolveu. As instâncias estão esgotadas, não falta o pronunciamento de nenhum poder", disse o secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza. "A OEA respeita totalmente, como não poderia ser de outra forma, a decisão tomada pelos poderes constitucionais da Venezuela a respeito da tomada de posse do presidente", acrescentou.

Na avaliação da oposição, porém, o adiamento da posse de Chávez, ainda sem nova data marcada, altera a Constituição. "Os magistrados do tribunal máximo tomaram sua decisão para resolver o problema do partido do governo", protestou Henrique Capriles, líder da oposição. Segundo ele, a conclusão da corte responde aos interesses do Partido Socialista Unido da Venezuela, de Chávez, e o vice Nicolás Maduro, indicado pelo presidente para que governe o país em sua ausência, não foi eleito pelo povo.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email