CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

ONG acusa regime da Síria de crimes contra humanidade

Acusao da Human Rights Watch ao governo srio se deve pelos sistemticos abusos contra civis nos oitos meses de represso oficial a manifestantes pacficos

ONG acusa regime da Síria de crimes contra humanidade (Foto: Handout/REUTERS)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A Human Rights Watch (HRW) acusou nesta sexta-feira as forças do governo da Síria por "crimes contra a humanidade", pelos sistemáticos abusos contra civis nos oito meses de repressão oficial a manifestantes pacíficos. A HRW pediu que a Liga Árabe suspenda a Síria do grupo.

A organização não-governamental pede também que a Liga Árabe solicite ao Conselho de Segurança um embargo de armas e sanções contra indivíduos da Síria, além de enviar o caso para o Tribunal Penal Internacional (TPI).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"A natureza sistemática dos abusos contra civis em Homs pelas forças do governo sírio, incluindo a tortura e assassinatos ilegais, indica que crimes contra a humanidade foram cometidos", afirma a ONG. Baseado em relatos de 110 vítimas e testemunhas, o relatório da entidade afirma que "as violações das forças de segurança sírias mataram pelo menos 587 civis" na cidade de Homs no centro sírio, e na província de mesmo nome entre meados de abril e o fim de agosto.

No mais recente grande assalto à cidade, as forças oficiais mataram pelo menos mais 104 pessoas desde 2 de novembro, quando o regime do presidente Bashar Assad concordou com uma iniciativa da Liga Árabe para acabar com a violência. "Homs é um microcosmo da brutalidade do governo sírio", afirmou em comunicado Sarah Leah Whitson, diretora para Oriente Médio da HRW.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Há centenas de pessoas desaparecidas, segundo a ONG, além de vários relatos de torturas cometidas contra ex-presos. O governo sírio afirma apenas que combate "terroristas armados" apoiados pelo exterior. As informações são da Dow Jones.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO