HOME > Mundo

ONU denuncia o desequilíbrio de nascimentos na Ásia

Em alguns pases, a proporo de nascimentos de 130 meninos a cada 100 meninas o que acentua a violao do direito das mulheres

A preferência nítida por meninos em alguns países da Ásia perpetua a discriminação e a violação do direito das mulheres, indicou a Organização das Nações Unidas. Segundo as agências envolvidas na questão, a proporção de nascimentos chega a 130 meninos a cada 100 meninas, em alguns países. "A seleção em favor do sexo masculino é o sintoma de persistentes injustiças sociais, culturais, políticas e econômicas contra as mulheres", aponta o estudo da ONU.

Na maioria dos casos, as mulheres são responsabilizadas pelo nascimento de crianças do sexo feminino. Entre as consequências estão o abandono, violências, divórcio ou até a morte. Em contrapartida, a ONU Mulheres, a Organização Mundial da Saúde e a Unicef apontam que a Coréia é um dos países onde a preferência por homens tem sido equilibrada por políticas de igualdade de sexos e pelo crescimento econômico.