ONU diz que mundo já sofre efeitos devastadores da crise climática

Os efeitos devastadores da crise climática são sentidos em todo o mundo hoje, alertou o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, e apelou a uma ação urgente para parar essa tendência

(Foto: ONU/Prensa Latina)

Prensa Latina - Os efeitos devastadores da crise climática são sentidos em todo o mundo hoje, alertou o Secretário-Geral da ONU (foto), António Guterres, e apelou a uma ação urgente para parar essa tendência.  

Essa questão gera grande preocupação na ONU, que convocou uma Cúpula sobre a Ação Climática em setembro próximo, para a qual líderes de todo o mundo devem apresentar propostas concretas de ação.  

Do Pacífico ao Caribe e à África Oriental, tenho visto como pessoas de todo o mundo estão experimentando os efeitos devastadores da crise climática, escreveu Guterres em sua conta oficial no Twittter e compartilhou o chamado para o evento sobre o assunto em setembro.  "Todos nós temos um papel importante a desempenhar", acrescentou.  

Esta semana, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) expressou alarme sobre a onda de calor com níveis recordes históricos que a Europa registra, e especialistas apontam para um dos efeitos da mudança climática.  

As intensas e extensas ondas de calor carregam a assinatura da mudança climática provocada pelo homem, de acordo com as descobertas científicas, disse a porta-voz da OMM, Claire Nullis.  

Se as emissões de gases causadores do efeito estufa continuarem a subir, em meados do século, as temperaturas médias do verão podem ser até 4,5 graus mais altas do que agora, observou ele.  

De fato, ele acrescentou, 2019 deverá estar entre os cinco anos mais quentes registrados na história por causa da mudança climática.  Pela segunda vez em menos de um mês, uma onda de calor generalizada afetou a Europa, deixando inúmeros registros de temperaturas máximas e mínimas, interrupções de transporte e infra-estrutura e estresse na saúde das pessoas e no meio ambiente, informa o site oficial de notícias a ONU

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247