ONU e China pedem moderação a Índia e Paquistão

O secretário geral da ONU, Antonio Guterres, expressou profunda preocupação com as tensões entre o Paquistão e a Índia e ofereceu sua mediação no conflito. Em resposta à escalada de tensões entre a Índia e o Paquistão, a China instou os dois vizinhos do sul da Ásia a "exercer moderação" e buscar um diálogo sobre as disputas entre ambos

ONU e China pedem moderação a Índia e Paquistão
ONU e China pedem moderação a Índia e Paquistão

247, com Prensa Latina O secretário geral da ONU, Antonio Guterres, expressou profunda preocupação com as tensões entre o Paquistão e a Índia e ofereceu sua mediação no conflito. Em resposta à escalada de tensões entre a Índia e o Paquistão, a China instou os dois vizinhos do sul da Ásia a "exercer moderação" e buscar um diálogo sobre as disputas entre ambos.

O porta-voz do chefe da ONU, Stephane Dujarric, em resposta a uma pergunta na sessão informativa regular na sede da ONU em Nova York, disse que seus bons ofícios continuam disponíveis se ambas as partes concordarem, informou a emissora Rádio Paquistão.

De acordo com o porta-voz, o secretário geral das Nações Unidas dialogou com o ministro das Relações Exteriores do Paquistão, Shah Mahmood Qureshi, e apontou que ele também está em contato com a Índia.

O chefe da ONU fez um chamado a ambas as partes para que tomem medidas urgentes para reduzir a tensão através de um compromisso mútuo significativo e cumprir com suas responsabilidades para manter a paz e a estabilidade na região.

"A Índia e o Paquistão, como países importantes do subcontinente do sul da Ásia, podem manter relações de boa vizinhança e amizade", disse Lu Kang, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China

O primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan, convidou a Índia a conversar e pediu que prevaleça o sentido comum, ao dirigir-se à nação depois que a Força Aérea do Paquistão derrubou dois aviões indianos dentro del espacio aéreo paquistanês.

Conheça a TV 247

Mais de Mundo

Ao vivo na TV 247 Youtube 247