HOME > Mundo

Organização dos EUA diz que navio grego não é responsável por derramamento de óleo

A organização norte-americana Skytruth afirmou que o navio-tanque grego Bouboulina não é o principal suspeito por derramar o óleo que atinge o litoral brasileiro

Organização dos EUA diz que navio grego não é responsável por derramamento de óleo

247 - De acordo com a Polícia Federal e a Marinha do Brasil, o navio-tanque grego Bouboulina, da empresa Delta Tankers, teria sido o responsável pelo derramamento de óleo que atinge as praias do nordeste e sudeste brasileiro. Para a organização dos Estados Unidos Skytruth, empresa especializada em análises do mar via satélite, o navio grego não é o principal suspeito.

 Em entrevista ao Estadão, o presidente da Skytruth disse que analisou os dados fornecidos pelo governo brasileiro em comparação com os dados técnicos obtidos e chegou à conclusão de que não há indícios fortes de que o óleo teria sido derramado pela embarcação grega.

“Não vemos por que o Bouboulina é considerado a provável fonte de óleo que vem lavando as praias do Brasil desde o início de setembro”, disse.

A Skytruth também discorda das imagens de satélite divulgadas pelo Brasil  que supostamente mostram uma mancha de óleo no trajeto por onde o Bouboulina teria passado. “Há padrões da cor do oceano que normalmente indicam variações na concentração de clorofila na água, o que é bastante comum em águas dinâmicas, onde duas principais correntes oceânicas se juntam. Não vemos nenhuma indicação de uma grande mancha de óleo nessas imagens".