HOME > Mundo

Mais novos mísseis nucleares da Rússia podem atingir alvos nos EUA

O Burevestnik voa em baixa altitude e possui alta velocidade, dificultando sua detecção pelos sistemas de defesa

Presidentes Vladimir Putin (Rússia) e Joe Biden (EUA) (Foto: Reuters)

 247 - O míssil de cruzeiro Burevestnik, da Rússia, agora possui capacidade confirmada de atingir alvos nos Estados Unidos, elevando as capacidades defensivas do país no cenário global. Segundo o presidente russo, Vladimir Putin, o país realizou com sucesso o teste final do seu míssil com capacidade nuclear

A nova capacidade foi detalhada durante um encontro com o Valdai Discussion Club, e coloca a Rússia como uma das principais potências militares com capacidade de alcance intercontinental. 

Putin reforçou a importância deste avanço em participação no evento, na quinta-feira, ao passo que o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, também enfatizou a relevância estratégica do míssil nesta sexta-feira (6). Putin não disse quando ocorreu o último teste, mas o New York Times informou na segunda-feira que pode ter sido recente, com base em movimentos de aeronaves e veículos numa base russa no Ártico.

Em 2018, Putin já havia apresentado o Burevestnik, de propulsão nuclear e que pode ser equipado com armamento nuclear, ao parlamento russo, descrevendo-o como um míssil que poderia manter o equilíbrio estratégico global por décadas. Além de seu alcance de até 20.000 km, permitindo que seja lançado de qualquer localização na Rússia para alcançar pontos nos Estados Unidos, o Burevestnik voa em baixa altitude e possui alta velocidade, dificultando sua detecção pelos sistemas de defesa.