'Pai da democracia portuguesa', Mário Soares está em 'estado crítico'

O estado de saúde do ex-presidente de Portugal Mário Soares se agravou de repente na tarde deste sábado (24), declarou à agência AFP um porta-voz do hospital da Cruz Vermelha em Lisboa; ex-presidente socialista, de 92 anos, voltou para o hospital neste sábado depois de receber alta na sexta-feira (23), quando completou um período de 10 dias de internação; "Seu estado agora é crítico", acrescentou o porta-voz José Barata; comumente descrito como o “pai da democracia portuguesa”, Mário Soares foi um dos fundadores do Partido Socialista, ministro dos Negócios Estrangeiros, duas vezes primeiro-ministro, presidente da República e deputado europeu  

Mario Soares 
Mario Soares  (Foto: Aquiles Lins)

Da Rádio França Internacional - O estado de saúde do ex-presidente de Portugal Mário Soares se agravou de repente na tarde deste sábado (24), declarou à agência AFP um porta-voz do hospital da Cruz Vermelha em Lisboa.

O ex-presidente socialista, de 92 anos, voltou para o hospital neste sábado depois de receber alta na sexta-feira (23), quando completou um período de 10 dias de internação. "Seu estado agora é crítico", acrescentou o porta-voz José Barata, sem, no entanto, esclarecer a causa da hospitalização de Mário Soares.

O atual presidente da república Marcelo Rebelo de Sousa cancelou a sua agenda deste sábado para visitar Mário Soares no hospital, onde já se encontram os seus familiares.

O ex-presidente foi hospitalizado inicialmente no dia 13 de dezembro em razão do agravamento geral do seu quadro de saúde, sendo internado na Unidade de Terapia Intensiva.

Segundo os seus familiares e amigos, Soares nunca se recuperou totalmente de uma encefalite sofrida em 2013 e da morte de sua mulher em 2015.

Passado glorioso

Comumente descrito como o "pai da democracia portuguesa", Mário Soares contribuiu de maneira significativa para a instauração da democracia e a integração de Portugal na União Europeia.

Na linha de frente da cena política portuguesa, Soares foi um dos fundadores do Partido Socialista, ministro dos Negócios Estrangeiros, duas vezes primeiro-ministro, presidente da República e deputado europeu.

Conheça a TV 247

Mais de Mundo

Ao vivo na TV 247 Youtube 247