Palestinos da Cisjordânia realizam manifestações contra massacre israelense em Gaza
Marchas mobilizaram dezenas de milhares de pessoas
Prensa Latina - Dezenas de milhares de palestinos marcharam nesta quarta-feira (11), em cidades e vilarejos da Cisjordânia ocupada para condenar a campanha de bombardeios israelenses contra a Faixa de Gaza, iniciada no último sábado.
Os manifestantes protestaram nas cidades de Ramala, Jenin, Qalqilya, Tulkarm, Hebron, Tubas, Nablus, Jericó, Qalandiya, Shuafat e inúmeras aldeias da Margem Ocidental.
Durante as concentrações, foram hasteadas bandeiras palestinas e exibidas fotos das vítimas dos bombardeios israelenses, bem como dos danos às estruturas civis do enclave costeiro, onde mais de dois milhões de pessoas vivem, de acordo com a agência oficial de notícias Wafa.
A fonte destacou que em muitos locais as manifestações foram reprimidas pelas forças de segurança israelenses, que usaram munição real e latas de gás lacrimogêneo.
O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) informou nesta quarta-feira que 263.934 cidadãos foram deslocados de suas casas como resultado dos ataques contra Gaza.
Detalhou que desde o início da ofensiva aérea israelense, mais de mil residências foram destruídas e outras 560 sofreram danos graves.
Os ataques aéreos israelenses também danificaram três instalações de água, saneamento e higiene, prejudicando a prestação de serviços a mais de 400 mil pessoas na cidade de Gaza e na zona norte da Faixa, informou o OCHA em outro relatório anterior.
