TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Papa cria tribunal para julgar casos de pedofilia

      O papa Francisco autorizou o julgamento por "abuso de poder" dos bispos por acobertam os padres denunciados por abusos sexuais de menores de idade ou pessoas frágeis, anunciou nesta quarta-feira, 10, o Vaticano; os casos serão julgados por uma seção judiciária que estará a cargo da Congregação para a Doutrina da Fé, o braço do Vaticano para doutrinamento; segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, o delito de "abuso de poder episcopal" foi revisado porque já existia no direito canônico, mas agora estão estabelecidos os mecanismos para abordar os casos

      Papa Francisco. 05/06/2015 REUTERS/Max Rossi (Foto: Aquiles Lins)
      Aquiles Lins avatar
      Conteúdo postado por:

      247 com agências - O papa Francisco autorizou o julgamento por "abuso de poder" dos bispos por acobertam os padres denunciados por abusos sexuais de menores de idade ou pessoas frágeis, anunciou nesta quarta-feira, 10, o Vaticano.

      Os casos serão julgados por um novo tribunal, uma seção judiciária que estará a cargo de uma sessão da Congregação para a Doutrina da Fé, o braço do Vaticano para doutrinamento, explicou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. O delito de "abuso de poder episcopal" foi revisado porque já existia no direito canônico, mas agora estão estabelecidos os mecanismos para abordar os casos, completou Lombardi.

      Francisco criou em 2014 uma comissão, formada por 17 pessoas de várias nacionalidades e vários laicos, incluindo representantes das vítimas, para lutar contra a ocultação de abusos, uma prática corrente nas últimas décadas dentro da Igreja Católica.

      A comissão de especialistas, presidida pelo cardeal americano Sean O'Malley, elaborou a proposta, que foi aprovada pelo papa. Em mais de uma ocasião, o papa Francisco pediu perdão pelos casos de pedofilia e abusos sexuais cometidos por sacerdotes da Igreja Católica. Ele descreveu os abusos como "danos morais cometidos por homens da igreja" e disse que "sanções" seriam impostas. 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: