TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Papa Francisco santifica Oscar Romero, bispo salvadorenho assassinado, e papa Paulo VI

      O papa Francisco santificou neste domingo (14) duas figuras destacadas e controvertidas da Igreja Católica Romana no século 20 – o arcebispo salvadorenho Oscar Romero, que foi assassinado, e o papa Paulo VI, que liderou a igreja em uma de suas eras mais turbulentas e ficou conhecido por sua oposição à contracepção

      Papa Francisco santifica Oscar Romero, bispo salvadorenho assassinado, e papa Paulo VI (Foto: REUTERS/Max Rossi)
      Reinaldo avatar
      Conteúdo postado por:

      247, com Reuters - O papa Francisco santificou neste domingo (14) duas figuras destacadas e controvertidas da Igreja Católica Romana no século 20 – o arcebispo salvadorenho Oscar Romero, que foi assassinado, e o papa Paulo VI, que liderou a igreja em uma de suas eras mais turbulentas e ficou conhecido por sua oposição à contracepção.

      Em uma cerimônia perante dezenas de milhares de pessoas na Praça São Pedro, Francisco declarou os dois homens santos, junto com cinco outras pessoas menos conhecidas, que nasceram na Itália, Alemanha e Espanha nos séculos 18 e 19.

      Tanto Romero, que foi fuzilado por um esquadrão da morte de direita enquanto rezava uma missa em 1980, como Paulo VI, que liderou a Igreja durante a conclusão do modernizador Segundo Concílio do Vaticano, entre 1962 e 1965, foram figuras controversas dentro e fora da Igreja.

      Ambos foram homens naturalmente tímidos que acabaram no plano principal da história devido às convulsivas mudanças sociais e políticas do século 20 e ambos tiveram duradoura influência sobre o atual pontífice, Francisco, o primeiro papa latino-americano.

      Em sua homília, lida ao lado de tapeçarias contendo as imagens dos setes novos santos penduradas na Basílica de São Pedro atrás dele, Francisco chamou o papa Paulo VI de "profeta da Igreja extrovertida", que a abriu para o mundo. Ele louvou Romero por dar a sua própria vida "para estar próximo dos pobres e de seu povo".

      Romero, que muitas vezes denunciou a repressão e a pobreza em suas homílias, foi assassinado em 24 de março de 1980, na capela de um hospital de San Salvador, capital de El Salvador.

      O assassinato de Romero foi um dos mais chocantes no longo conflito entre uma série de governos apoiados pelos Estados Unidos e guerrilhas de esquerda, no qual milhares de pessoas foram mortas por esquadrões da morte de militares e de direita.

      Romero denunciou consistentemente a violência de militares e paramilitares contra civis e pedia que a comunidade internacional agisse para por fim à opressão.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: