HOME > Mundo

Papa Leão XIV condena feminicídio: deriva da “vontade de dominar”

Durante celebração para 80 mil fiéis, o pontífice denunciou a “vontade de dominar o outro” como raiz da violência contra as mulheres

Papa Leão XIV condena feminicídio: deriva da “vontade de dominar” (Foto: REUTERS/Remo Casilli)

247 - Durante a Missa de Pentecostes neste domingo (8), que encerra o Jubileu dos Movimentos, o papa Leão XIV fez um pronunciamento contra os feminicídios e outras formas de violência enraizadas em relações de dominação. 

Diante de cerca de 80 mil fiéis e peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, o pontífice afirmou "com muita dor em quando uma relação é infestada pela vontade de dominar o outro, uma atitude que muitas vezes resulta em violência, como infelizmente demonstram os numerosos e crescentes casos de feminicídio”.

A fala ocorreu durante a homilia da celebração litúrgica, em que o papa também destacou o papel do Espírito Santo na transformação das relações humanas, pedindo o cultivo de frutos como a mansidão, o amor e o domínio de si. Segundo ele, a verdadeira Igreja do Ressuscitado é aquela que sabe integrar as diferenças e se torna um espaço acolhedor para todos.

“Só seremos verdadeiramente Igreja do Ressuscitado e discípulos de Pentecostes se não houver fronteiras nem divisões entre nós”, disse.

Artigos Relacionados