TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Papa pede que cubanos sirvam aos mais frágeis

      Milhares de cubanos se dirigiram à Praça da Revolução, em Havana,  para a primeira das três missas que o papa Francisco realizará durante sua viagem ao país; apesar do papel desempenhado no reatamento das relações diplomáticas entre Cuba e os Esatados Unidos, o papa não tocou o assunto durante a homilia; ele destacou que os cristãos cubanos devem "servir" aos mais frágeis na sociedade, não "se servir dela"; "Quem não vive para servir não serve para viver. O serviço aos outros não pode ser jamais ideológico, do ponto de vista que ele não serve as ideias, mas sim as pessoas", completou

      19/09/2015- Havana, Cuba- Llegada del Papa Francisco a La Habana. Foto: Ismael Francisco/ Cubadebate (Foto: Paulo Emílio)
      Paulo Emílio avatar
      Conteúdo postado por:

      Agência Brasil - Vestidos de branco em sua maioria, milhares de cubanos lotaram hoje (20) a histórica Praça da Revolução em Havana para a primeira de três missas que serão celebradas pelo papa Francisco em Cuba.

      Apesar de ter tido papel determinante na reconstrução histórica das relações entre Estados Unidos e a ilha comunista, o Santo Padre não tocou no assunto durante a homilia.

      Francisco chegou no papamóvel à mesma praça em que também estiveram os papas João Paulo 2º (1998) e Bento 16 (2012). Ele destacou que os cristãos cubanos devem "servir" aos mais frágeis na sociedade, não "se servir dela". O Sumo Pontífice defendeu a rejeição de qualquer ideologia no ato de servir. "Quem não vive para servir não serve para viver. O serviço aos outros não pode ser jamais ideológico, do ponto de vista que ele não serve as ideias, mas sim as pessoas", afirmou.

      Na homilia, Francisco se referiu aos cubanos como "um povo que tem gosto pela festa, pela amizade, pelas coisas belas". "É um povo que tem feridas, como todo povo, mas que sabe estar com os braços abertos, que marcha com esperança, porque sua vocação é de grandeza", disse o papa.

      Entre os convidados da missa, estavam a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, e o líder cubano, Raúl Castro, que tem ainda hoje uma reunião reservada com o papa. Também em Havana, Francisco terá um encontro com jovens e deverá se reunir com o ex-presidente da ilha, Fidel Castro.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: