HOME > Mundo

Para 77% dos estadunidenses, Biden está ‘velho demais’ para ser presidente reeleito, aponta pesquisa

O estudo é da Associated Press-NORC Center for Public Affairs Research

Para 77% dos estadunidenses, Biden está ‘velho demais’ para ser presidente reeleito, aponta pesquisa (Foto: Joshua Qualls/Governor's Press Office)

RT - A idade avançada do presidente dos EUA, Joe Biden, é vista pela esmagadora maioria dos estadunidenses como um obstáculo para que ele garanta um segundo mandato na Casa Branca, de acordo com uma pesquisa recente.

O estudo da Associated Press-NORC Center for Public Affairs Research realizado este mês descobriu que cerca de 77% dos estadunidenses acreditam que Biden, que completa 81 anos em novembro, é demasiado velho para ser um presidente totalmente capaz caso seja reeleito no próximo ano. Esta opinião é defendida por 89% dos entrevistados republicanos, bem como por 69% dos democratas, de acordo com a pesquisa.

“Biden parece estar muito comprometido com as condições relacionadas à idade”, disse Eric Dezenhall, ex-funcionário da Casa Branca de Ronald Reagan, por meio da Associated Press em comentários publicados na segunda-feira. “Mesmo as pessoas que gostam dele o veem como frágil e não totalmente 'presente'”. 

Dezenhall acrescentou: “Quaisquer que sejam os aspectos negativos de Trump, não creio que a maioria das pessoas os veja como deficientes relacionados com a idade”. 

Cerca de metade dos estadunidenses, porém, considera a idade de Trump (77) como um factor negativo para as suas próprias hipóteses de recuperar a presidência dos EUA, de acordo com o estudo. Os resultados parecem reflectir amplamente o desejo dos eleitores dos EUA de procurarem uma geração mais jovem de legisladores em Washington – com cerca de dois terços a pedirem limites de idade para o cargo de presidente e membros do Congresso.

Da mesma forma, 67% dos entrevistados também apoiam a imposição de idades de reforma obrigatória aos juízes do Supremo Tribunal.

“No geral, eles são muito velhos”, disse Noah Burden, um profissional de comunicação de 28 anos, à AP, acrescentando que os políticos veteranos de ambos os lados do corredor representam “um senso de valores e um senso do país e do mundo que simplesmente não é mais preciso.

Além disso, a pesquisa detalhou que palavras como “lento” e “confuso” eram frequentemente usadas por cerca de 15% dos eleitores ao descrever Biden. O mesmo número (15%) descreveu Trump como “corrupto” e “tortuoso”, de acordo com a pesquisa com 1.165 adultos realizada entre 10 e 14 de agosto.

Trump detém atualmente uma vantagem significativa nas pesquisas na corrida para garantir a nomeação do Partido Republicano para desafiar o presumível candidato democrata Joe Biden nas eleições presidenciais dos EUA, marcadas para 5 de novembro de 2024.