Para conservador americano, palestinos não existem

Lderes palestinos se dizem indignados com os comentrios do aspirante republicano Casa Branca Newt Gingrich, que disse que os palestinos so "um povo inventado"

www.brasil247.com - Para conservador americano, palestinos não existem
Para conservador americano, palestinos não existem (Foto: Chris Keane/REUTERS)


Líderes palestinos declararam-se hoje indignados com os comentários do aspirante republicano à Casa Branca Newt Gingrich. Segundo o político conservador, os palestinos são "um povo inventado".

O dirigente palestino Nabil Abu Rudeina qualificou o comentário de Gingrich como "infeliz" e o chamou de "ignorante". O porta-voz do governo de Gaza, Fawzi Barhoum, disse que Gingrich demonstrou "genuína hostilidade" aos palestinos com comentários "vergonhosos". O primeiro-ministro da Cisjordânia, Salam Fayyad, sugeriu ao político norte-americano que vá estudar história. Rudeina e Fayyad são filiados ao Fatah; Barhoum é do Hamas.

Os comentários de Gingrich, um ex-presidente da Câmara dos Representantes dos EUA que viu sua carreira política cair em desgraça em meio a escândalos e agora regressa como aspirante à indicação do Partido Republicano para desafiar o presidente Barack Obama nas urnas em 2012, foram feitos durante uma entrevista ao canal norte-americano de televisão Jewish Channel.

Segundo Gingrich, os palestinos "não são um povo porque nunca tiveram um Estado e integravam o Império Otomano antes da criação de Israel". Ainda de acordo com ele, Obama "favorece os terroristas" ao colocar os palestinos em plano de igualdade com os israelenses.

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247

WhatsApp Facebook Twitter Email