CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Paris tem lixo acumulado com greves contra reforma previdenciária; Macron promete seguir em frente

Até agora, o impacto não foi grande, já que o clima frio impediu que o lixo em Paris e outras cidades fedesse, ao mesmo tempo em que ainda não há filas nos postos de gasolina

Paris tem lixo acumulado com greves contra reforma previdenciária (Foto: REUTERS/Benoit Tessier)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

PARIS (Reuters) - Lixo estava amontoado nas ruas de Paris e as saídas de combustível das refinarias foram bloqueadas, à medida que os trabalhadores continuam em greve contra a reforma previdenciária, mas o presidente Emmanuel Macron rejeitou se reunir com os sindicatos e disse que a reforma tem que prosseguir.

Enquanto o debate sobre a reforma continuava no Senado, trabalhadores bloqueavam as saídas de combustível das refinarias da TotalEnergies e da Esso, nesta sexta-feira. O fornecimento de energia foi interrompido e a manutenção em alguns reatores nucleares da EDF foi adiada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Até agora, o impacto não foi grande, já que o clima frio impediu que o lixo em Paris e outras cidades fedesse, ao mesmo tempo em que ainda não há filas nos postos de gasolina, pois motoristas e operadores de postos de combustível se anteciparam às interrupções.

Mas o sindicato linha-dura CGT, da refinaria de Donges, da TotalEnergies, disse que a greve continuaria pelo menos até quinta-feira e os sindicatos de coletores de lixo não marcaram data para a retomada dos serviços.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em carta aos sindicatos, Macron se recusou a atender ao pedido de reunião, afirmando que os sindicatos tiveram muito tempo para negociar com o governo nos últimos meses e que agora é hora de o Parlamento revisar a reforma, cuja principal medida é uma extensão de dois anos na idade de aposentadoria para 64 anos.

"Não subestimo o descontentamento que vocês expressam nem o medo de muitos franceses de que não haverá aposentadoria para eles", disse Macron na carta, publicada pela mídia francesa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ele acrescentou que não abriria mão da necessidade de restaurar um equilíbrio financeiro duradouro do sistema previdenciário para garantir as pensões das gerações futuras.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO