Partido de Luis Arce anuncia que fará sua própria contagem de votos na Bolívia

A contagem própria é motivada pela decisão de última hora do Superior Tribunal Eleitoral (TSE) do país de não emitir resultados preliminares da votação

Luis Arce
Luis Arce (Foto: Reprodução)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Sputnik - O partido boliviano Movimento pelo Socialismo (MAS) montou seu próprio sistema de apuração rápida das eleições na Bolívia, devido à decisão de última hora do Superior Tribunal Eleitoral (TSE) do país de não emitir resultados preliminares da votação.

A decisão foi anunciada neste domingo (18) pelo candidato do MAS à Presidência da Bolívia, o ex-ministro da Economia Luis Arce.

"Vamos ser cautelosos, temos nosso próprio sistema de contagem que nos dará resultados com antecedência", disse Arce a repórteres enquanto se dirigia para a central de sua campanha, após votar em La Paz.

O Sistema de Divulgação de Resultados Preliminares (Direpre) havia sido promovido pelo TSE como chave para evitar suscetibilidades e denúncias de fraudes como as que levaram à anulação das eleições de outubro de 2019 e a consequente derrubada do presidente Evo Morales, do MAS, em meio a ameaças dos militares e perseguições contra membros do partido.

Arce criticou o TSE por ter encerrado o Direpre antes mesmo de colocá-lo em operação. O cancelamento do programa Direpre, anunciado na noite do sábado (17), poucas horas antes do início da votação, foi apoiado por observadores internacionais, como a Organização dos Estados Americanos (OEA).

O TSE "teve tempo como nenhum outro tribunal para fazer os testes", mas "não fez um trabalho com responsabilidade e seriedade" para desenvolver um sistema confiável de resultados preliminares que eliminaria a incerteza eleitoral neste domingo (18), disse o candidato.

"Observamos justamente a forma como esse sistema estava sendo executado, fizemos isso por escrito ao TSE e aos observadores internacionais, apontamos que era um retrocesso em termos de transparência", lembrou Arce, acrescentando que, devido a esta situação, o MAS utilizará o cálculo próprio.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247