Partido de Merkel alcança pior desempenho em Renânia do Norte-Vestfália

A mensagem dada nas urnas do Estado mais populoso da Alemanha seria semelhante a de eleitores na França e na Grécia, que votaram contra as políticas de austeridade fiscal europeias

Partido de Merkel alcança pior desempenho em Renânia do Norte-Vestfália
Partido de Merkel alcança pior desempenho em Renânia do Norte-Vestfália (Foto: Reuters)

247 com agências internacionais - O partido da chanceler Angela Merkel sofreu neste domingo uma derrota histórica nas eleições da Renânia do Norte-Vestfália, o Estado mais populoso da Alemanha e um dos mais importantes no cenário político do país.

A Comissão Eleitoral informou que o Partido Social-Democrata (SPD) obteve 39,1% dos votos contra apenas 26,3% do CDU. O partido de Merkel recebeu 9% de votos a menos do que no pleito anterior, alcançando seu pior desempenho no estado.

Acredita-se que o resultado possa impactar o cenário eleitoral do ano que vem, quando a Alemanha realiza eleições nacionais e Merkel pode tentar um terceiro mandato consecutivo. A derrota pode estar relacionada com o apoio da chanceler alemã às políticas de disciplina fiscal europeias e aos pacotes de resgate a países endividados, como Grécia e Espanha.

Segundo a BBC, a mensagem dada nas urnas na Renânia do Norte-Vestfália seria semelhante a de eleitores na França e na Grécia, que na semana passada rejeitaram políticos que defendem a austeridade fiscal.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247