Partidos palestinos proclamam unidade em reunião histórica em Moscou
Hamas, Jihad Islâmica, Fatah e outros grupos palestinos estabeleceram diálogo construtivo e avançaram para atuar em conjunto na OLP
247 - Facções palestinas, incluindo o Hamas e o Fatah, anunciaram na sexta-feira (1) a busca da “unidade de ação” no confronto com Israel, depois que representantes se reuniram em negociações organizadas pela Rússia, informa o Arab News.
A reunião em Moscou na quinta-feira reuniu Hamas, Jihad Islâmica, Fatah e outros grupos palestinos para conversações sobre a guerra em Gaza e um eventual período pós-guerra.
Surgiu na sequência da demissão do governo da Autoridade Palestiniana, liderado pela Fatah e baseado na Cisjordânia ocupada.
O primeiro-ministro cessante, Mohammad Shtayyeh, pediu consenso entre os palestinos. Uma declaração do encontro destaca que haverá um “diálogo próximo” para colocá-las sob a bandeira da Organização para a Libertação da Palestina (OLP).
As conversações “construtivas” de quinta-feira resultaram em acordo sobre pontos que incluem a necessidade da retirada das forças israelenses de Gaza e a criação de um Estado palestino, disse o comunicado.
Nos últimos anos, Moscou tem-se esforçado por manter boas relações com todos os grupos palestinos, incluindo a Fatah e o Hamas.