CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Passe contra a gravidez indesejada

Frana lana sistema para jovens procurarem anonimamente acompanhamento mdico contra gravidez indesejada. Pais foram excludos dessa campanha

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Roberta Namour, correspondente do 247 de Paris – Cada ano, 13,5 mil abortos são praticados entre os jovens menores de 18 anos na França. Para combater esse número preocupante – que aumenta a cada ano – a região de Ile-de-France, onde fica a cidade de Paris, lançou hoje o Passe de Saúde Contraceptivo. O objetivo do dispositivo é facilitar o acesso de estudantes aos métodos de prevenção.

Esse passe, que será distribuído aos adolescentes nas enfermarias das escolas, possui cinco cupons que dão o direito a consultas médicas, acesso a exames de sangue e ainda à obtenção de contraceptivos na farmácia gratuitamente (sob apresentação de receita médica). Outra preocupação do sistema é garantir o anonimato do usuário. “É ainda escola que as primeiras relações sexuais acontecem”, afirma Jean-Paul Huchon, presidente da região. Alguns alunos não confiam nos pais. E como não são titulares da Carta Vitale, seguro saúde do governo, antes dos 18 anos, eles se veem no dilema de enfrentar a verdade ou de abortar. O problema é que o passe tem uma limitação de uso de seis meses e não pode ser reutilizado. O que fazer depois desse período ? Huchon diz que a intenção é quebrar as primeiras barreiras em direção aos métodos de prevenção. Após isso, os jovens não terão outra alternativa a não ser falar com os pais sobre o assunto.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Já prevendo a polêmica entre os adultos, Huchon garante que o programa é bem planejado e que os contraceptivos não serão distribuídos como chocolates na porta das escolas. “Nós queremos dar aos jovens uma maior autonomia em sua sexualidade”, diz ele. Por outro lado, segundo Corinne Tapiero, porta-voz da federação de pais de alunos do ensino público, a PEEP Paris, essa medida exclui os responsáveis pelos alunos e os desacreditam como educadores.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO