Pentágono começará a treinar tropas ucranianas no uso de obuses dos EUA "nos próximos dias"
O treinamento acontecerá em um local não revelado fora da Ucrânia, disse o porta-voz do Departamento de Defesa dos EUA, John Kirby
RT - Washington em breve começará a treinar pessoal ucraniano no uso de obuses dos EUA, confirmou o secretário de imprensa do Departamento de Defesa dos EUA, John Kirby, nesta segunda-feira.
"Acreditamos que seremos capazes de iniciar um processo de treinamento das Forças Armadas ucranianas no uso de obuses", disse o porta-voz durante uma entrevista coletiva.
"Esse treinamento acontecerá fora da Ucrânia. Será mais um treinamento de instrutor, então haverá um pequeno número de ucranianos que serão treinados nos obuses e depois voltarão ao país para treinar seus colegas", disse Kirby, sem revelar o local onde será realizado o treinamento ou quem o realizará.
"Acho que esse treinamento pode acontecer nos próximos dias", disse o porta-voz.
Na quarta-feira passada, o presidente dos EUA, Joe Biden, autorizou um novo pacote de ajuda militar de US$ 800 milhões para a Ucrânia. No mesmo dia, o Departamento de Defesa dos EUA publicou a lista de armas incluídas no lote. Entre os diferentes tipos de armas, ele planejava fornecer 18 obuses de 155 mm, apesar de o pessoal ucraniano não ter experiência no uso desse equipamento.
Três dias depois, a CNN informou que as armas do pacote já haviam começado a chegar à Ucrânia.
Além dos obuses, os EUA planejam entregar helicópteros de transporte militar Mi-17, drones táticos Switchblade, veículos blindados M113 e mísseis antitanque Javelin para Kiev.
