Pepe Escobar: Putin e Xi Jinping esperam por Lula

Durante o Encontro de Assinantes do 247 em Brasília, o jornalista falou sobre a entrevista com Lula e da importância do ex-presidente no cenário mundial. “Eu nunca vi um presidente nessas condições, um presidente encarcerado, dar uma entrevista nesse nível”, afirmou. Para ele, Lula e Putin são os “grandes líderes do século XXI”. Assista

247 - No Encontro de Assinantes do 247 em Brasília, o jornalista Pepe Escobar, especialista em política internacional, falou sobre a entrevista exclusiva à TV 247 com o ex-presidente Lula, em que ele participou ao lado dos jornalistas Mauro Lopes e Paulo Moreira Leite. Pepe analisou a influência e o “tamanho” de Lula no cenário político internacional.

O jornalista se mostrou impressionado com o nível de esclarecimento de Lula sobre geopolítica mundial, mesmo encarcerado há mais de 500 dias. “Eu nunca vi um presidente nessas condições, um presidente encarcerado, dar uma entrevista nesse nível, na qual ele foi da viagem interior dele à mirada retrospectiva da carreira dele no alto do poder global e, ainda por cima, contando histórias do que acontece nos corredores de poder que você não vai ver em lugar nenhum, isso nunca é publicado”.

Pepe Escobar comparou Lula ao presidente russo, Vladimir Putin, e os citou como os “grandes líderes do século XXI”. “Do ponto de vista da importância em líderes globais, pessoalmente eu diria que os grandes líderes do século XXI são Lula e Putin, em dois registros bem diversos: o Lula como um líder do sul global, respeitadíssimo pelo norte industrializado, que ficava de boca aberta nos G20 e a COP, por exemplo, e o Putin porque é um estrategista absolutamente ímpar”.

Ele também afirmou que Putin e o presidente chinês, Xi Jinping, estão esperando por Lula, ou alguém que o substitua no mesmo nível, para voltarem a dialogar com o Brasil. “Eu imagino o Lula saindo porque não só ele já disse que vai falar com o Bergoglio e que vai coordenar uma campanha global contra a guerra, a fome e a ascensão do neofascismo no mundo inteiro, mas o Putin e o Xi Jinping estão esperando o Lula. Uma das instâncias nas quais se vê isso é no último G20 em Osaka, no qual houve uma reunião dos Brics e estava o Bolsonaro, que posou para foto. Ninguém discutiu absolutamente nada sério com o Bolsonaro”.

Inscreva-se na TV 247 e assista à entrevista na íntegra:

Conheça a TV 247

Mais de Mundo

Ao vivo na TV 247 Youtube 247