HOME > Mundo

Pesquisa italiana indica que Sudário de Turim é autêntico

Descobertas da Agncia Nacional Italiana para Novas Tecnologias minam teorias anteriores de a imagem que aparece no tecido que cobriu o corpo de Jesus foi falsificada no perodo medieval

Pesquisa italiana indica que Sudário de Turim é autêntico (Foto: Divulgação)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 com agências internacionais - Uma série de experimentos conduzidos por pesquisadores italianos indicam que o Sudário de Turim, ou Santo Sudário, é provavelmente autêntico, mas a equipe ainda não chegou a uma conclusão definitiva.

Décadas de pesquisas sobre o tecido que cobriu Jesus após sua morte revelaram uma série hipóteses conflitantes em torno da autenticidade do sudário. No entanto, pesquisadores da Agência Nacional Italiana para Novas Tecnologias, Energia e Desenvolvimento Econômico Sustentável acreditam que suas descobertas minam teorias anteriores de que o Sudário foi falsificado no período medieval.

No ano passado, cientistas foram capazes de replicar algumas marcas no pano usando técnicas de luz ultravioleta altamente avançada que não estavam disponíveis há 2.000 anos - nem durante os tempos medievais.

Uma vez que a mortalha e "todas as suas facetas" ainda não puderam ser inteiramente replicados usando a tecnologia de hoje, os pesquisadores sugerem que é impossível que a imagem original tenha sido criada em qualquer período.

No entanto, os cientistas estão dispostos a apontar falhas em suas descobertas.

Essa incapacidade de repetir (e, portanto, falsificar) a imagem no Sudário torna impossível formular uma hipótese confiável de como a impressão foi feita.

Ainda assim, o pesquisador professor Manuela Marinelli estima que a autenticidade do pano é de pelo menos 95 por cento autêntico. "Ninguém pode dar garantias de 100 por cento 2.000 anos depois de ter sido encontrado."

As descobertas prometem atiçar crentes e céticos, mas como Tom Chivers, editor da Telegrap, diz, a autenticidade ou não do Sudário de Turim não tem quaisquer implicações se Cristo foi ou não real, ou se ele era divino.

Segundo o Vaticano, independentemente da idade do Sudário, se é medieval (1260 - 1390), como mostrado pela datação por radiocarbono controversa, ou mais velho, como indicado por outras investigações, a questão mais importante permanece a mesmo: como é que essa imagem do corpo aparece no Sudário?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: