CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Pesquisa mostra vantagem de Chávez em disputa eleitoral

No entanto, um tero dos eleitores da Venezuela ainda no definiu em quem votar

Pesquisa mostra vantagem de Chávez em disputa eleitoral (Foto: Miraflores Palace/REUTERS)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Thassio Borges _Opera Mundi - Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (27/03) pelo instituto venezuelano Datanalisis aponta para uma sólida vantagem de 13 pontos percentuais do atual presidente e candidato à reeleição Hugo Chávez, frente ao principal nome da oposição, o governador do estado Miranda, Henrique Capriles.

De acordo com o levantamento, Chávez tem 44% dos votos, enquanto o candidato da coalizão de oposição MUD (Mesa da União Democrática), 31%. A pesquisa será divulgada de forma detalhada no próximo final de semana.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Apesar da distância entre os dois candidatos, o voto dos indecisos poderá ser determinante para definir o resultado da eleição, marcada para acontecer no próximo dia 7 de outubro.

De acordo com a pesquisa da Datanalisis, um terço dos eleitores do país ainda não definiu se apoiará mais um mandato de Chávez, que já está há 14 anos no poder, ou se irá optar pelo candidato da oposição.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pesquisas divulgadas no início do mês já apontavam para uma liderança de Chávez na disputa. Em uma delas, o atual presidente tinha 52% contra 22% de Capriles e num outro levantamento a distância entre os dois ficou em 23%.

"Na Venezuela, a política continua girando em torno de Chávez, o povo vota em Chávez ou contra Chávez e esse é um grande problema para a oposição", apontou Jessé Chacón, diretor da empresa de pesquisa GIS XXI, que também realiza pesquisas de intenção de voto.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Após quatro dias em Cuba, onde foi submetido em fevereiro à segunda cirurgia para a retirada de um câncer na região pélvica, Chávez retornou na noite desta quarta-feira a Caracas.

“Com o favor de Deus, agora parte do meu trabalho é [lutar pela] minha vida, que agora é do povo. Devo assumir com rigor essa tarefa para continuar a viver e ter sucesso. Pronto para a vitória popular de 7 de outubro”, declarou o presidente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em seus discursos, Capriles garante que irá manter os consagrados programas sociais implementados por Chávez, mas afirma que o país precisa de um “novo governo”, remodelado.

“Chávez abriu o caminho do socialismo, um Estado que quer ser dono de tudo. Eu quero o caminho do progresso. Pretendo ser um presidente que fala muito menos e que não invada a vida dos venezuelanos”, destaca o candidato da oposição.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO