Pesquisa: quase metade dos eleitores republicanos acreditam que Trump venceu eleições “por direito”

Apenas 29% acreditam que Biden venceu as eleições de forma legítima; 68% acreditam em fraude

(Foto: REUTERS/Carlos Barria)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Sputnik - Quase metade dos apoiadores do partido republicano dos Estados Unidos acredita que Donald Trump "venceu por direito" as eleições presidenciais, de acordo com uma pesquisa conduzida pela Reuters/Ipsos.

A pesquisa, conduzida entre os dias 13 e 17 de novembro, aponta ainda que 29% dos republicanos acreditam que foi Biden quem "venceu por direito" a corrida presidencial.

Ainda entre os republicanos, 68% disseram-se preocupados com uma possível fraude na eleição. Entre os eleitores democratas, 16% tem a mesma preocupação. Desde o início das apurações dos votos, Trump vem afirmando repetidas vezes que houve fraude nas eleições.

A mesma pesquisa ressalta que quando a pergunta se referia simplesmente a quem "venceu" a eleição, sem especular uma possível fraude, o resultado é bem diferente: do total de participantes, 73% acreditam que Biden venceu.

As eleições são classificadas como "legítimas e precisas" por 55% dos entrevistados, enquanto 28% acreditam que o pleito foi "resultado de votações ilegais ou eleições ilegítimas".

Embora as projeções dos principais veículos de comunicação tenham apontado Joe Biden como vencedor das eleições dos EUA de 2020, Trump se recusa a aceitar os resultados, alegando, repetidamente e sem provas, que a eleição foi "fraudada". A equipe de governo do republicano fala em transição para o "segundo mandato".

Por outro lado, Joe Biden, que já se declarou presidente eleito e foi reconhecido como tal por diversos líderes mundiais, começa a nomear sua equipe para 2021.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247