CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Petro denuncia uso de fósforo branco por Israel contra escola da ONU em Gaza: 'crime de guerra'

"O criminoso de guerra, independentemente da sua religião, ideologia ou nação, deve ser julgado e preso", escreveu o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, nas redes sociais

(Foto: Reprodução/X)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, usou as redes sociais para denunciar o uso de fósforo branco pelas tropas israelenses contra uma escola da Organização das Nações Unidas (ONU) em Gaza. “O direito internacional chama isso de crime de guerra”, escreveu Petro na rede social X, antigo Twitter. 

“A bomba que você vê no vídeo é feita de fósforo branco. O produto químico adere à pele e penetra nos ossos. Mata em meio a uma dor intensa. O Estado de Israel jogou fora. Abaixo estão as crianças brincando. O lugar onde a bomba é lançada são as Nações Unidas. O direito internacional chama isso de crime de guerra. O direito internacional não deve ser usado contra rivais, por conveniência; mas une todas as nações da terra, todos os povos do mundo.O criminoso de guerra, independentemente da sua religião, ideologia ou nação, deve ser julgado e preso”, disse Petro na postagem. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O uso de bombas de fósforo branco contra seres humanos está proibido desde 1997 pela Convenção de Genebra. De acordo com o direito internacional, essa arma só pode ser empregada para atingir alvos militares. A bomba de fósforo branco é uma arma incendiária, que explode quando entra em contato com o oxigênio presente no ar. Uma vez aceso, o fósforo branco é extremamente difícil de apagar.

Na terça-feira (31), a Anistia Internacional divulgou os resultados de uma nova investigação que revelou o uso de fósforo branco pelas forças de Israel em um ataque realizado em Dhayra, no sul do Líbano, no último dia 16. A organização de direitos humanos com sede no Reino Unido alegou que o emprego indiscriminado de fósforo branco por parte de Israel é ilegal e exigiu que o ataque seja investigado como um possível crime de guerra.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO