PIB da China cresce 6,8% no primeiro trimestre do ano

Economia chinesa continua em crescimento acelerado. Destaca-se a modernização industrial, do que é exemplo a produção do trem bala.

Economia chinesa continua em crescimento acelerado. Destaca-se a modernização industrial, do que é exemplo a produção do trem bala.
Economia chinesa continua em crescimento acelerado. Destaca-se a modernização industrial, do que é exemplo a produção do trem bala. (Foto: Reinaldo)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

A economia chinesa registrou um começo sólido neste ano, com o Produto Interno Bruto (PIB) crescendo 6,8% em termos anuais, segundo dados oficiais publicados nesta terça-feira (17).

O PIB atingiu 19,88 trilhões de yuans (US$ 3,2 trilhões) nos primeiros três meses de 2018, um aumento de 6,8% em relação ao ano passado, igual à taxa de crescimento no trimestre anterior, informou o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).

"A economia teve um bom começo", disse o porta-voz do DNE, Xing Zhihong, em entrevista coletiva, destacando a boa tendência de desenvolvimento, o progresso estável na atualização industrial e a melhoria da qualidade e eficiência da economia.

A taxa de crescimento do PIB permaneceu na faixa de 6,7% a 6,9% em 11 trimestres, com a taxa de desemprego e a inflação permanecendo estáveis, notou ele.

Novos negócios e indústrias continuaram a crescer rapidamente, o lucro das empresas e a renda dos residentes aumentaram constantemente, enquanto o consumo e os serviços desempenharam um papel mais importante no crescimento, disse ele.

Os serviços representaram 56,6% da economia e 61,6% do crescimento no primeiro trimestre. O consumo final contribuiu com 77,8% do crescimento econômico, em relação a 58,8% no ano passado.

Enquanto isso, os esforços crescentes da reforma e abertura aumentaram a confiança do mercado, com a atividade manufatureira se expandindo pelo vigésimo mês consecutivo em março e o índice de confiança do consumidor em um nível relativamente alto, afirmou Xing.

O sólido desempenho do primeiro trimestre ampliou a força econômica alcançada no ano passado, quando o PIB da China registrou um crescimento de 6,9%, acelerando pela primeira vez em sete anos.

No primeiro trimestre, a produção industrial e o crescimento do investimento em ativos fixos diminuíram em relação ao período de janeiro a fevereiro, mas as vendas no varejo e o crescimento do investimento privado aceleraram, mostraram os dados do DNE.

Xing atribuiu a moderação de alguns indicadores a fatores sazonais, uma vez que a Festa da Primavera ocorreu mais tarde neste ano e afetou a produção.

Sem considerar a sazonalidade, a tendência positiva permaneceu inalterada, disse ele.

"Olhando para o futuro, as condições favoráveis e os fatores para apoiar o desenvolvimento de alta qualidade estão aumentando, e a economia continuará mantendo um desenvolvimento estável com uma perspectiva positiva", continuou.

Fonte: Diário do Povo on line, edição em português

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Apoia-se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247