CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

PIB do Brics ampliado excederá o dos países do G7, diz Lavrov

O principal diplomata russo observou que a participação dos países do Sul Global e do Leste Global na economia mundial está crescendo

Sergey Lavrov (Foto: Russian Foreign Ministry/Handout via Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

TASS - O PIB agregado dos países Brics após a adesão de incluir novos membros em 2024 excederá significativamente o dos países do Grupo dos Sete (G7), disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, numa coletiva de imprensa após conversações com o seu homólogo indiano, Subrahmanyam Jaishankar.

“O PIB total dos Brics na nova formação já excederá significativamente o do G7”, disse o principal diplomata da Rússia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lavrov observou que a participação dos países do Sul Global e do Leste Global na economia mundial global está a crescer. Em particular, isto está a acontecer devido a numerosos erros e medidas inaceitáveis por parte dos Estados Unidos e dos seus aliados.

“Esta tendência se fortalecerá, inclusive em conexão com a expansão dos Brics”, acrescentou Lavrov.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como observou Lavrov, Moscou e Nova Déli não aceitam distorções dos princípios do direito internacional e do desenvolvimento de mercados livres e de concorrência leal. 

"A confiança no Ocidente foi minada, por isso agora existem razões ainda maiores para confiar no papel da maioria mundial no desenvolvimento da economia mundial, não em detrimento de ninguém, mas com base no benefício mútuo", disse Lavrov.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O grupo Brics inclui atualmente Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Após a cúpula dos Brics de 22 a 24 de agosto em Joanesburgo, o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa anunciou a expansão do grupo. Em 1º de janeiro de 2024, os novos membros Egito, Irã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Etiópia ingressarão formalmente no BRICS. A Argentina também foi aceita como membro, mas o novo governo do presidente Javier Milei, um crítico dos Brics, está atualmente a reconsiderar se Buenos Aires deverá ou não aderir ao grupo. A Rússia assumirá a presidência rotativa do Brics em 1º de janeiro de 2024.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO