Põe a mão no bolso, meu rei

Monarca Abdullah, da Arbia Saudita, despeja US$ 91 bilhes na economia para comprar apoio popular e isolar seu reino das tenses no Oriente Mdio

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 – Depois da queda dos governos da Tunísia e do Egito, de uma guerra internacional na Líbia e de uma matança generalizada no Bahrein, a grande pergunta que o mundo faz é uma só: quando essa convulsão chegará ao país mais importante do Oriente Médio, que é a Arábia Saudita? Se depender do rei Abdullah, a resposta é nunca. Neste fim de semana, ele anunciou um pacote de U$S 91 bilhões para irrigar a economia saudita. As medidas que incluem aumento do salário mínimo, auxílio-desemprego e projetos de construção para lidar com a falta crônica de moradias.

No mundo árabe, os mercados acionários funcionam no fim de semana. E a resposta foi imediata. Todos fecharam em forte alta. A bolsa saudita fechou com alta de 4,5%, a de Dubai ganhou 2,6%. Em Abu Dabi, o mercado subiu 0,7%. No Catar, houve alta de 2,6% e, em Omã, de 1,3%. As bolsas do Bahrein e do Kuwait, no entanto terminaram em baixa de 1,6% e 0,2%, respectivamente.

O pacote foi anunciado apenas uma semana depois de a Arábia ter enviado tropas ao Bahrein para ajudar seu aliado, governado por uma família real sunita, a esmagar uma rebelião da população de maioria xiita. Na própria Arábia Saudita ocorreram manifestações menores, incluindo de xiitas em regiões próximas ao Bahrein.

(com informações das agências internacionais)

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247

WhatsApp Facebook Twitter Email