HOME > Mundo

Porta-voz da Casa Branca diz que os EUA defenderiam Israel em caso de ataque iraniano

O Irã prometeu uma resposta severa ao assassinato do líder do Hamas ocorrido no final do mês passado

John Kirby (Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

JERUSALÉM (Reuters) - Os Estados Unidos continuam comprometidos com a defesa de Israel em qualquer ataque iraniano e têm esperanças de um possível acordo de cessar-fogo em Gaza, disse o porta-voz de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, nesta terça-feira.

Kirby disse ao Channel 12, de Israel, que é difícil prever as chances de um ataque, mas que a Casa Branca leva a sério as declarações iranianas.

"Acreditamos que eles ainda estão posicionados e prontos para lançar um ataque, caso queiram fazê-lo, e é por isso que temos essa postura reforçada na região", disse ele.

"Nossa mensagem para o Irã é consistente, tem sido e continuará sendo consistente. Primeiro, não faça isso. Não há motivo para aumentar a escala. Não há razão para iniciar potencialmente algum tipo de guerra regional total. E, segundo, estaremos preparados para defender Israel se isso acontecer."

O Irã prometeu uma resposta severa ao assassinato do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, ocorrido enquanto ele visitava Teerã no final do mês passado e atribuído a Israel -- que não confirmou e nem negou envolvimento.

Os EUA mantêm dois grupos de ataque de porta-aviões no Oriente Médio, assim como um esquadrão extra de caças F-22.

Ele permaneceu otimista em relação a um possível acordo de cessar-fogo em Gaza para encerrar a guerra de 10 meses e libertar os 108 reféns israelenses restantes, dizendo que o processo tem sido "construtivo" e que ele estava ansioso por mais conversas em Doha nos próximos dias.

Kirby não quis culpar nenhum dos lados pelo impasse, dizendo que um acordo exigirá compromisso e liderança por parte de Israel e do Hamas.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados