Portillo: esqui para famílias e mochileiros

No Chile, estao cheia de charme renova equipamentos e est pronta para receber turistas brasileiros

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Ana Davini, especial para 247 _ Um refúgio intocado aos pés do monte Aconcágua, em frente à belíssima Laguna del Inca, no lado chileno da fronteira do país com a Argentina. Aí está Portillo, uma das mais tradicionais estações de esqui da América do Sul, talvez a primeira, ao lado de Bariloche, a ser descoberta pelos brasileiros, no final da década de 70.

É impossível não se desligar de tudo no mesmo minuto em que se chega ali. Depois de deixar as malas em um dos confortáveis apartamentos do Hotel Portillo ou nos lodges Octagon e Inca, já chega a hora de explorar a completa infraestrutura do lugar.

As atividades começam logo cedo. Depois de um dia inteiro aproveitando as 34 pistas para todos os níveis de esquiadores e snowboarders, além da ampla área fora de pista, as melhores opções são relaxar na piscina ou na jacuzzi, ambas ao ar livre, e depois fazer uma massagem. Antes do jantar, nada melhor do que sentar em um dos espaçosos sofás do lounge central e confraternizar com visitantes do mundo todo. Há casais e famílias que frequentam Portillo há muitos anos e que já se transformaram em grandes amigos.

A gastronomia é um capítulo à parte. O simpático maitre do restaurante, conhecido como Don Juan, recebe todos os hóspedes com seu cativante bom humor. Já o talentoso chef Rafael Figueroa e seus assistentes preparam diariamente as mais deliciosas receitas, que podem ser degustadas com excepcionais vinhos.

Para encerrar os dia, os hóspedes podem curtir apresentações de música ao vivo no bar do hotel ou dançar bastante na discoteca.

A atenção que Portillo dá a crianças e jovens também merece destaque. Durante o dia há inúmeras atividades para todas as faixas etárias, que vão de oficinas de arte a brincadeiras com monitores. E os pequenos que já tiverem mais de 4 anos, idade mínima para se aventurar nas pistas, encontrarão instrutores altamente qualificados. Muitos falam português.

A estação de esqui Portillo está localizada a aproximadamente duas horas de Santiago. Por não estar em uma cidade, proporciona toda a paz que um turista busca em suas férias.

DESBRAVADORES DA NEVE _ Os primeiros a se aventurarem sobre esquis na região de Portillo foram os noruegueses Elmar Rosenquist e Michel Hermudsen, em 1887-88. Eles eram engenheiros, contratados por ingleses responsáveis pela construção da ferrovia que iria ligar o Vale Central do Chile à cidade argentina de Mendoza. Para encontrarem o melhor traçado para os trilhos da ferrovias, Rosenquist e Hermudsen percorreram os Andes a trabalho, com seus esquis, na busca da rota.

Com a inauguração da ferrovia transandina, em 1910, muitos chilenos passaram a usar a linha férrea para chegar às melhores pistas do país. Há quem diga que esse foi o primeiro meio de elevação no Chile. Muitos clubes de esqui, então, nasceram entre estrangeiros e nativos e impulsionaram o desenvolvimento da nova estação de esqui que surgia. Nessa época, uma pequena cabana chamada Hotel Portillo era usada como alojamento para os aventureiros, daí o nome da estação.

Anos depois, o centro de esqui se desenvolveu de tal maneira que pouco restou para lembrar da estação antiga. Atualmente, Portillo conta com estrutura moderna e atendimento personalizado. Ao todo, são 450 profissionais de hotelaria à disposição dos visitantes.

O Hotel Portillo, uma das alternativas de acomodação, possui 123 confortáveis apartamentos – entre duplos, triplos e familiares -, alguns com uma incrível vista para a Laguna del Inca e outros para o vale. Todos têm telefone, mini-bar, cofre, secador de cabelo e conexão wi-fi à internet. As estadias semanais custam a partir de US$ 1.700 por pessoa, em acomodação dupla, e incluem refeições, passes para os meios de elevação e acesso à toda a infraestrutura do hotel.

O hotel abriga quatro restaurantes, bar, um completo centro de fitness, sala de yoga e alongamento, ginásio com quadra poliesportiva, piscina, jacuzzi, salão de beleza, sala de massagem, sauna, sala de internet, cinema, salão de jogos, escola de esqui, clínica médica e serviço de aluguel e guarda de equipamentos.

PARA MOCHILEIROS _ A poucos metros dali, os visitantes também podem hospedar-se nos lodges Octagon e Inca. No primeiro, há 15 amplos apartamentos com quatro beliches cada e banheiro privativo. Já o segundo é a melhor opção para mochileiros e jovens. Seus 20 quartos são um pouco menores e podem ser compartilhados, enquanto os banheiros estão fora, nos corredores. Porém, os passageiros dos dois complexos podem usufruir de toda a infraestrurtura do Hotel Portillo.

TEMPORADA 2011 _ A temporada em Portillo, que começa em 18 de junho, terá diversas novidades. O lugar, um tradicional point dos amantes de neve, traz neste ano semanas especiais, inovações tecnológicas, mudanças estruturais e ainda renovação de equipamentos.

Em relação à parte estrutural, a novidade é a ampliação do tradicional restaurante Tio Bob´s, conhecido por seu churrasco chileno e por sua localização privilegiada, que proporciona uma espetacular vista de toda estação.

Além disso, estão sendo renovados os materiais disponíveis aos hóspedes para a prática do esqui e snowboard. Foram comprados 540 pares de botas de ski head e 220 pares de ski de alta gama para ampliar o estoque de Portillo. Também foram adquiridos 80 novos snowboards e mais 100 pares de botas Burton.

A inovação tecnológica é o aplicativo sobre vinhos de Portillo para Ipad, que apresenta uma carta digital com informações sobre os 140 variados tipos de vinhos disponíveis para os hóspedes, bem como dados sobre a origem de cada um e detalhes das vinícolas fornecedoras.

Entre julho e setembro, Portillo promove as semanas temáticas especiais. Ao longo de julho, de 9 a 30, acontecem as Family Weeks, com programações especiais para aquelas famílias que viajam para Portillo durante as férias de inverno das crianças. Já entre 30 de julho e 6 de agosto, acontece a 10ª Semana do Vinho, período em que as melhores vinícolas chilenas oferecem seus produtos para degustação e ainda realizam palestras.

Em agosto, de 20 a 27, será realizada a Friends Week, uma semana para esquecer os problemas e relaxar com bons amigos e um bom esqui. Para completar, de 27 de agosto a 3 de setembro será realizada a Wine Fest, baseada na Semana do Vinho e organizada para os hóspedes degustarem e aprenderem sobre este fascinante mundo.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email