HOME > Mundo

Premiê denuncia golpe na ilha de Curaçao

Segundo Gerrit Schott, oposição teria instalado governo interino no país

Premiê denuncia golpe na ilha de Curaçao

Da Redação do Sul 21

O premiê da ilha caribenha de Curaçao, Gerrit Schotte, denunciou que a oposição estaria promovendo um golpe de estado no país. Segundo declarações de Schotte àTeleSUR, os opositores instalaram um “governo interino” no país, independente das Antilhas Holandesas desde 2010, e querem impedir a realização de eleições, antecipadas para 19 de outubro depois que o primeiro-ministro dissolveu o Parlamento, em agosto.

Em seu pronunciamento à TeleSUR, Gerrit Schotte pediu que os “países irmãos” se ergam para garantir a manutenção da ordem democrática em Curaçao e rechacem “as incursões contra a democracia em nossa região”. Ainda segundo o premiê, as pesquisas apontavam vitória do governo nas eleições de outubro, o que levou três países de oposição a organizar o golpe de estado.

No momento, o país estaria sob o comando da governadora interina da ilha, Stanley Betrian, integrante do grupo que promove o suposto golpe.

A ilha de Curaçao teve sua independência concedida pela coroa holandesa em 2010. O primeiro chefe de Estado, porém, segue sendo o rei holandês, e o cargo de governador da ilha também é submisso ao reino da Holanda. Essa estrutura permite às ex-colônias holandesas fazer uso de parte dos recursos de sua antiga metrópole, o que tem efeito nas relações exteriores e na defesa militar dos territórios, por exemplo. O parlamento que seria eleito em outubro terá poder para nomear o primeiro-ministro, o que ocorreria a partir do ano que vem.

Com informações de TeleSUR, Global Post e AFP