Presidenta da Câmara dos EUA questiona estado mental de Trump e propõe sua “remoção”
Nancy Pelosi, do Partido Democrata, afirmou que declarações do presidente estão “dissociadas da realidade”, e citou emenda da Constituição que permitiria o afastamento do mandatário por questões de saúde
Revista Fórum - Donald Trump poderia ser “removido” da presidência dos Estados Unidos em plena campanha por sua reeleição? Por enquanto isso é só uma possibilidade, mas que foi levantada hoje, pela presidenta da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, e rapidamente se tornou a nova polêmica política no país norte-americano.
Segundo Pelosi, que é do Partido Democrata – o mesmo do adversário de Trump nas eleições, o senador Joe Biden, que lidera as pesquisas –, a Câmara deve se reunir na próxima semana para “analisar o estado mental do presidente, e possivelmente discutir as regras para a sua remoção”.
A ideia da presidenta da câmara baixa estaria baseada na 25ª emenda da constituição estadunidense, que permite o afastamento de um presidente por questões de saúde. “Trump está em um estado alterado agora, e mostra grande a dissociação da realidade, o que seria engraçada se não estivéssemos falando de uma doença tão mortal (covid-19)”, explicou Pelosi.
Confira a reportagem completa na Revista Fórum.