Presidente chinês chega à Argentina para cúpula do G20 e visita de Estado

O presidente chinês, Xi Jinping, chegou à Argentina nesta quinta-feira (29) à noite para participar da 13ª Cúpula do Grupo dos Vinte (G20) e fazer uma visita de Estado ao país

Presidente chinês chega à Argentina para cúpula do G20 e visita de Estado
Presidente chinês chega à Argentina para cúpula do G20 e visita de Estado

247, com Xinhua - O presidente chinês, Xi Jinping, chegou à Argentina nesta quinta-feira (29) à noite para participar da 13ª Cúpula do Grupo dos Vinte (G20) e fazer uma visita de Estado ao país.

Em uma declaração divulgada em sua chegada, Xi estendeu cumprimentos e felicitações ao povo argentino em nome do governo e do povo da China.

"A China e a Argentina são amigas sinceras que confiam uma na outra e boas parceiras que se beneficiam", apontou Xi, acrescentando que está contente em visitar a Argentina e se reunir com seus amigos argentinos novamente.

O presidente chinês fez sua primeira visita de Estado ao país sul-americano em 2014.

A China e a Argentina apoiam o caminho de desenvolvimento uma da outra e mantêm o compromisso de aprofundar a cooperação amistosa e fortalecer a coordenação em assuntos internacionais e regionais, assinalou Xi.

"Espero ter intercâmbios extensivos com o presidente Mauricio Macri e com pessoas de todas as esferas da vida na Argentina e, em conjunto, abrir uma nova era para a parceria estratégica abrangente China-Argentina", disse ele.

Notando que a Argentina é o primeiro país na América do Sul a sediar uma cúpula do G20 e que este ano marca o 10º aniversário da cúpula, Xi destacou que o encontro de Buenos Aires é de grande importância.

Desejando que o evento seja um sucesso, Xi revelou estar disposto a trabalhar com Macri e todos os outros líderes para manter o espírito de "todos no mesmo barco" e conduzir o "barco" da economia mundial do Rio da Prata para os vastos oceanos.

No aeroporto, Xi e sua esposa, Peng Liyuan, foram calorosamente recebidos pelo ministro das Relações Exteriores da Argentina, Jorge Faurie, e por outras autoridades do governo.

A Argentina é a segunda parada da viagem de Xi à Europa e América Latina de 27 de novembro a 5 de dezembro, que já o levou para a Espanha e também inclui visitas de Estado ao Panamá e Portugal.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247