Presidente da Ucrânia, Zelensky discursa no Parlamento britânico nesta terça-feira
É a primeira vez que um presidente de outro país se dirige à principal câmara de Westminster
Reuters - O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, se dirigirá a parlamentares britânicos por videoconferência na Câmara dos Comuns nesta terça-feira (8), a primeira vez que um presidente de outro país se dirige à principal câmara de Westminster.
Zelensky, que conversou com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, em várias ocasiões desde que a Rússia invadiu seu país, fez discursos apaixonados a líderes ocidentais na semana passada, pedindo suprimentos e apoio militar.
Ele se dirigirá à câmara às 17:00 GMT, quando os negócios parlamentares formais serão suspensos. Os parlamentares poderão assistir ao discurso em telas instaladas durante a noite, com 500 fones de ouvido com tradução simultânea para o inglês.
Ex-líderes mundiais, incluindo os presidentes dos EUA Ronald Reagan, Bill Clinton e Barack Obama, e a alemã Angela Merkel, já fizeram discursos em outras partes da propriedade parlamentar às margens do rio Tâmisa, inclusive na ornamentada Royal Gallery ou no vasto Westminster Hall.
"Todo parlamentar quer ouvir diretamente do presidente, que falará conosco ao vivo da Ucrânia, então esta é uma oportunidade importante para a Câmara", disse a presidente Lindsay Hoyle em comunicado.
"Obrigado novamente à nossa incrível equipe por trabalhar no ritmo para tornar possível este endereço histórico."
Ben Wallace, ministro da Defesa da Grã-Bretanha, disse à Sky News que esperava que o discurso fosse "incrivelmente poderoso".
"O presidente Zelensky é o espírito da Ucrânia, que é jovem, que é pensamento liberal, que é voltado para o exterior, que é europeu, e é isso que a Rússia ou o presidente (Vladimir) Putin simplesmente não entendem", disse ele.
O embaixador da Ucrânia em Londres foi aplaudido de pé quando apareceu na câmara para observar Johnson respondendo às perguntas dos legisladores na semana passada.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: