Presidente do Cazaquistão destitui governo após protestos populares
O presidente Kassym Tokayev anunciou nesta quarta-feira a demissão do primeiro-ministro Askar Mamin devido aos protestos populares pelo aumento do preço do gás
247 - O presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, aceitou na quarta-feira (5), a renúncia de seu governo em resposta aos protestos na cidade de Almaty e na província de Mangystau sobre o aumento dos preços do gás. Minutos antes de anunciar a demissão do governo, o presidente da República declarou estado de sítio nas cidades afetadas pelas manifestações. Além disso, o presidente Kassym-Jomart Tokayev impôs toque de recolher na cidade de Almaty, que foi o foco principal dos protestos.
Até que um novo seja formado, o vice-primeiro-ministro Alikhan Smailov será o primeiro-ministro interino do país.
As manifestações eclodiram na praça principal de Almaty, a maior cidade da ex-República Soviética, devido ao aumento dos preços do gás liquefeito de petróleo, mas depois os cidadãos também exigiram mudanças políticas.
Como um incentivo para diminuir os protestos, o presidente do Cazaquistão ordenou aos governadores provinciais que restaurassem os controles de preços do gás liquefeito e expandissem a medida para gasolina, diesel e outros bens de consumo "socialmente importantes", infotma a Telesul.
